PUBLICIDADE

Política

Dilma pede ao Congresso mais esforço pelo desenvolvimento

4 fev 2013 - 21h13
(atualizado às 21h58)
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente da República, Dilma Rousseff, pediu nesta segunda-feira ao Congresso um maior esforço em favor do desenvolvimento social e econômico do País, que, após um ano "desafiador" como foi 2012 devido à crise mundial, deverá retomar o crescimento em 2013.

Mensagem de Dilma à Câmara e ao Senado foi entregue pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann
Mensagem de Dilma à Câmara e ao Senado foi entregue pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann
Foto: Agência Brasil

A mensagem de Dilma à Câmara dos Deputados e ao Senado foi entregue pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e lido durante a sessão inaugural do período legislativo de 2013, realizada nesta segunda-feira em Brasília.

No documento, a presidente diz que "2012 foi um ano desafiador para o Brasil" pela crise global e seu impacto na taxa de crescimento, que não chegou a 1%, mas ressaltou que "apesar do ritmo ter sido inferior ao esperado" durante do ano passado, o panorama para 2013 é encorajador.

Nesse sentido, ela destacou que a economia nacional continua em um cenário de "inflação controlada" e "taxas de juros em queda", o que permitirá em 2013 uma retomada do crescimento, que segundo cálculos oficiais será próximo de 4% neste ano.

Dilma destacou ainda o estímulo que a economia receberá das obras de infraestrutura para a Copa das Confederações deste ano e para a Copa do Mundo de 2014.

A presidente também assegurou que em 2013 serão retomadas as licitações de jazidas de gás e petróleo com a oferta de 289 novas áreas e que serão reforçados os investimentos na área energética para garantir o abastecimento ante a crescente demanda do setor industrial.

Dilma reiterou que a educação continuará como uma prioridade para seu governo, que focará em todos os aspectos e fases dessa área "fundamental" para o futuro, com ênfase na preparação de profissionais de todas as carreiras técnicas, que são as de que o Brasil mais precisa neste momento de "expansão".

Além disso, ela ressaltou que o desenvolvimento social e os programas de inclusão continuarão na primeira linha da ação do governo, que manterá e aprofundará os planos de distribuição de renda que nos últimos 10 anos permitiram que 40 milhões de brasileiros saíssem da pobreza.

Do mesmo modo, Dilma enumerou o que qualificou como "avanços" em saúde e segurança, outras duas áreas nas quais solicitou o apoio do Congresso para novos projetos que o governo vai apresentar.

A chefe de Estado disse que, nos dois anos em que está no poder, teve no Congresso um "parceiro crítico e colaborador", capaz de buscar "soluções e alternativas" para os problemas do país e de suas próprias diferenças políticas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade