PUBLICIDADE

Dilma: País deve ser medido pelo que faz às crianças, não PIB

Compartilhar
Diogo Alcântara
Direto de Brasília

Depois de não conseguir participar da abertura da Conferência Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente, a presidente Dilma Rousseff esteve no segundo dia do evento que ocorre até sábado em Brasília. Em seu discurso, reiterou que o País deve ser medido pela atenção que dá às novas gerações, e não pelo crescimento da sua economia. Em audiências que não compõem o setor produtivo, Dilma costuma exaltar as políticas sociais.

Uma grande nação não deve ser medida pelo PIB, diz Dilma:

"Uma grande nação deve ser medida por aquilo que faz a uma criança e a um adolescente. Não é o PIB (Produto Interno Bruto), mas a capacidade do País, do governo e da sociedade de proteger o que é o seu presente e o seu futuro", disse a presidente.

Dilma falou ainda ter "orgulho" de ter feito parte do governo do seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, que instituiu o programa de transferência de renda Bolsa Família. Dilma citou ainda seus programas sociais, como a política de creches dentro do programa Brasil Carinhoso.

Dilma aproveitou o discurso para elencar as políticas sociais e educacionais do governo, sem fazer anúncios novos, mas apenas listando os programas que têm algum contato com o público jovem. Ela mencionou, por exemplo, os programas educacionais, política de combate ao crack e chegou a garantir escolas de turno integral.

"Esse País precisa caminhar para a escola de tempo integral. (...) Não é só para tirar nossos jovens da rua, mas é para garantir ensino de padrão de primeiro mundo para nossas crianças e adolescentes", afirmou.

A presença da presidente era esperada na abertura da conferência no fim da tarde de ontem, mas Dilma se ausentou por realizar uma grande reunião com o setor energético no Palácio do Planalto. Segundo a Secretaria de Direitos Humanos, a conferência deverá debater a implementação de políticas públicas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade