PUBLICIDADE

Política

Dilma não consegue resolver impasse com PMDB e discussões continuam

3 fev 2014 - 22h24
(atualizado às 22h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de quase seis horas de reunião com a presidente Dilma Rousseff, caciques peemedebistas saíram sem a certeza de qual será a definição da reforma ministerial na parte que cabe ao PMDB, o principal sócio do PT no governo federal. Agora à noite, o vice-presidente Michel Temer, recebe correligionários no Palácio do Jaburu, sua residência oficial, para discutir a posição do partido diante do posicionamento de Dilma.

Dilma reuniu-se com o vice-presidente, Michel Temer, e com outras lideranças para tratar de palanque eleitoral e expansão do partido no governo. Segundo interlocutores da Presidência, os dois temas andam em conjunto nas negociações. A primeira parte da reunião, da qual apenas Dilma e Temer participaram, tratou de formação de palanques e apoios regionais entre os partidos. As duas legendas tentam evitar rachas regionais que possam prejudicar a projeção da chapa nacional nos Estados.

Em seguida, ambos receberam o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o líder do governo no Congresso, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e também o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante.

Além da complexidade que é a formação de ministérios e a oferta de espaço para todos os aliados, com os quais Dilma quer concorrer à eleição, a definição de nomes para o comando das pastas ainda leva em consideração espaços que o PMDB da Câmara e do Senado querem preservar. Os ministérios da Agricultura e do Turismo, por exemplo, são ocupados por deputados do partido, e o PMDB da Câmara não aceita abrir mão.

Apesar de já ter resolvido parte das mudanças em ministérios comandados pelo PT, Dilma enfrentará agora a parte mais delicada da reforma ministerial. Além de tentar contemplar as aspirações do PMDB em ampliar sua atuação no governo federal, a presidente ainda tem de acomodar PTB, PP e Pros. A reforma de 2014 é considerada decisiva para que Dilma amarre aliados em torno de sua campanha à reeleição.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade