PUBLICIDADE

Política

Dilma: luta para recuperar Petrobras é minha e está em curso

6 abr 2015 - 12h33
(atualizado às 12h52)
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira que a luta pela recuperação da Petrobras é de seu governo. Em discurso na posse do novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, Dilma exaltou o pré-sal e disse que o processo em defesa da Petrobras está “em curso”.

<p>Presidente Dilma Rousseff</p>
Presidente Dilma Rousseff
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

“Eu tenho certeza que a luta para recuperação da Petrobras está em curso. A luta é minha, é do meu governo e eu tenho certeza interessa o povo brasileiro”, discursou a presidente, no Palácio do Planalto.

Sem citar nomes, Dilma criticou tentativas de modificar o marco regulatório do pré-sal, que segundo ela “assegura ao povo brasileiro uma parte da riqueza”. O senador tucano José Serra (SP) propôs neste ano uma revisão do modelo e um enxugamento da estatal.

“Ressurgem umas vozes que defendem uma modificação do marco regulatório, que assegura ao povo brasileiro uma parte da riqueza”, disse. “Quem ficará com a maior parte será a saúde e a educação desse País. É isso que está em discussão.”

Siga Terra Notícias no Twitter

Educação

Ao falar da necessidade de se criar uma “pátria educadora”, Dilma prometeu que programas essenciais e estruturantes do Ministério da Educação não sofrerão com os ajustes fiscais promovidos pelo governo.

“A necessidade imperiosa de promover ajustes na economia não afetará os programas essenciais e estruturantes do Ministério da Educação”, disse, em cerimônia no Palácio do Planalto.

Em seu discurso, Dilma apresentou quatro eixos do trabalho do Ministério da Educação: federalismo cooperativo do ensino básico; mudança no paradigma curricular; professores bem qualificados e remunerados, com estudo de uma carreira nacional; estimular o uso de tecnologias e técnicas para o processo de formação.

Janine Ribeiro assume o Ministério da Educação após o ex-governador do Ceará pedir demissão do cargo. Convocado à Câmara dos Deputados para explicar uma declaração polêmica, Cid Gomes criticou parlamentares da base aliada que não apoiam iniciativas do Palácio do Planalto e atacou o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

'Teremos que racionalizar nossas despesas', afirma Dilma:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade