PUBLICIDADE

Política

Dilma foi avisada de esquema na Petrobras, diz revista

"Veja" afirma que Dilma recebeu e-mail de Paulo Roberto Costa em 2009, quando era ministra da Casa Civil de Lula

22 nov 2014 - 13h00
(atualizado às 14h06)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Segundo a revista,  o aviso teria sido feito em 2009 quando Dilma era ministra</p>
Segundo a revista, o aviso teria sido feito em 2009 quando Dilma era ministra
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

A edição da revista Veja que chegou neste sábado às bancas traz reportagem de capa que afirma que a presidente Dilma Rousseff (PT) foi avisada sobre irregularidades em contratos da Petrobras. De acordo com a publicação, o aviso teria sido feito em 2009 – quando Dilma era ministra da Casa Civil do governo Lula – por Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da estatal, que foi preso pela Operação Lava Jato e cumpre prisão domiciliar.

“Foi com a atenção aguçada de quem cuida dos próprios interesses e dos seus sócios que, em 29 de setembro de 2009, Paulo Roberto Costa decidiu agir para impedir que secassem as principais fontes de dinheiro do esquema que ele comandava na Petrobras. Costa sentou-se diante de seu computador no 19º andar da sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, abriu o programa de e-mail e pôs-se a compor uma mensagem que começava assim: ‘Senhora ministra Dilma Vana Rousseff...’”, diz o texto.

De acordo com a Veja, as mensagens foram encontradas pela Polícia Federal em computadores do Palácio do Planalto. A versão online da reportagem não reproduz outros trechos do e-mail, mas afirma que a intenção da mensagem era advertir o Planalto de que, “por ter encontrado irregularidades pelo terceiro ano consecutivo”, o Tribunal de Contas da União (TCU) havia recomendado ao Congresso Nacional a paralisação de três obras da Petrobras: construção e modernização das refinarias Abreu e Lima (PE) e Getúlio Vargas (PR) e do terminal do porto de Barra do Riacho (ES).

“Assim, como quem não quer nada, mas querendo, Paulo Roberto Costa, na mensagem à senhora ministra Dilma Vana Rousseff, lembra que no ano de 2007 houve solução política para contornar as decisões do TCU e da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional”, diz a reportagem.

A revista afirma ainda que o envio do e-mail caracteriza-se como “atitude inusitada” e “ousadia” de Costa, já que não é comum que diretores de estatais entrem em contato direto com a chefe da Casa Civil. A reportagem diz, ainda, que Costa era conhecido como “controlador e centralizador compulsivo”.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade