PUBLICIDADE

Política

Dilma faz pronunciamento à nação sobre protestos às 21h desta 6ª

21 jun 2013 - 18h43
Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff fará às 21h desta sexta-feira um pronunciamento à nação sobre as manifestações que levaram mais de um milhão de pessoas às ruas de todo o país na quinta-feira, confirmou a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto.

Os protestos começaram em algumas cidades há duas semanas, mas na quinta-feira envolveram vários municípios, incluindo as principais capitais estaduais, apesar da reivindicação inicial, a redução da tarifa do transporte público, ter sido amplamente atendida. Uma pessoa morreu no interior de São Paulo.

Em Brasília, um grupo chegou a invadir o Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Um princípio de incêndio atingiu uma das entradas do prédio. Houve episódios de violência em cidades como Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belém e Campinas.

A pauta de demandas dos manifestantes passou a incluir a melhoria dos serviços públicos, o combate à corrupção e reclamações com os gastos para a Copa do Mundo de 2014.

A presidente, que cancelou viagens programadas para os próximos dias, para Salvador e Japão, passou a sexta-feira discutindo com alguns ministros a onda de protestos que atinge o Brasil, que não via uma manifestação popular dessa grandeza desde 1992, ano do impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello.

Segundo uma fonte do Planalto, a presidente também citará a Copa das Confederações em seu pronunciamento. As seis cidades que recebem jogos do torneio também foram alvo de protestos e houve confrontos entre polícia e manifestantes perto de estádios.

(Por Jeferson Ribeiro)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade