PUBLICIDADE

Dilma: explicação da PF sobre boatos do Bolsa Família é inconclusiva

"Somente quem não conhece o Bolsa Família é capaz de criticá-lo", disse a presidente

18 jul 2013 - 18h12
(atualizado às 18h19)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Dilma também inaugurou duas estações de metrô em Fortaleza</p><p> </p>
Dilma também inaugurou duas estações de metrô em Fortaleza
Foto: Roberto Stuckert Filho / PR / Agência Brasil

A presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira, em Fortaleza, que a explicação da Polícia Federal sobre os boatos do fim do Programa Bolsa Família não é conclusiva e que ninguém sabe o que realmente aconteceu. O mais importante, segundo Dilma, é que as ações do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome continuam sendo cada vez mais aperfeiçoadas para o sucesso do programa. Em maio, boatos sobre o fim do programa provocaram uma corrida às agências da Caixa Econômica Federal em busca do benefício e mais de 900 mil saques foram feitos em um fim de semana.

"A avaliação da Polícia Federal é no sentido de que as mudanças no processo levaram a uma situação de corrida à Caixa. Mas ninguém sabe direito, nem a Polícia Federal conseguiu detectar a causa real. Ela não conseguiu e deixou isso claro na avaliação. O que a investigação acha é que isso poderia ter contribuído, é um dos fatores, mas não é uma explicação conclusiva", disse a presidente, após evento na capital cearense.

Dilma participou, nesta tarde, da cerimônia de formatura de cerca de 3 mil alunos qualificados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Brasil Sem Miséria, que oferece cursos a pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, em especial para as beneficiárias do Bolsa Família.

Durante o evento, a presidente reforçou que o Programa Bolsa Família continuará a ser pago enquanto houver pessoas que precisem dele. "Este é o compromisso do meu governo, foi o compromisso do governo do presidente Lula. Somente quem não conhece o Bolsa Família é capaz de criticá-lo."

De acordo com Dilma, o programa atende a uma parcela da população que antes era excluída e que agora não pode ser ignorada por nenhum governo. "Focamos nos beneficiários do Bolsa Família porque esse é o compromisso de um governo que tem responsabilidade com aquela parte da população brasileira que durante muitos anos foi excluída e que agora tem que ser o centro das atenções de qualquer governo que queira ser comprometido com o povo brasileiro." 

Após o evento, a presidente Dilma Rousseff disse também que sancionará a parte que considera justa do projeto de conversão no qual foi transformado a Medida Provisória (MP) 610, que trata de diversas ações de ajuda a pequenos produtores rurais atingidos pela seca no semiárido. A MP, aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado, recebeu emendas que estendem os benefícios a produtores rurais de fora do semiárido.

"Iremos sancionar a parte que nós aceitamos como sendo a justa. É aquela que diz respeito ao semiárido do Nordeste. Todos os demais acréscimos não são justos", disse a presidente após participar da cerimônia de formatura.

"Os agricultores do semiárido, de fato, não têm como pagar suas dívidas. O que nós estamos facilitando é que eles peguem os recursos agora, se recomponham. Uma parte da dívida vai ser descontada e uma parte transferida para o médio prazo para ser paga", explicou Dilma.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade