PUBLICIDADE

Política

Dilma e Serra comparam atuação de governos em crise global

2 mar 2010 - 17h32
(atualizado às 18h24)
Compartilhar

Prováveis adversários na disputa pela Presidência da República, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), compararam nesta terça-feira a atuação dos governos federal e paulista durante a crise financeira global. Os dois discursaram na cerimônia de inauguração de uma fábrica de máquinas agrícolas em Sorocaba (SP), onde dividiram o palco do evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras autoridades e empresários.

Dilma disse que foi "para falar das perspectivas da economia para os próximos anos"
Dilma disse que foi "para falar das perspectivas da economia para os próximos anos"
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

"Sem sombra de dúvida, 2008 e 2009 teve por parte do governo do presidente Lula a firme determinação no sentido de não deixar que a crise nos abatesse", disse Dilma, pré-candidata do PT à sucessão presidencial. "Essa determinação beneficiou o Brasil como um todo, mas beneficiou de uma forma especial São Paulo, porque São Paulo é hoje um dos maiores centros produtores de máquinas e equipamentos do Brasil", afirmou.

Sem dar detalhes dos números, a ministra afirmou que os investimentos em infraestrutura crescerão em 2010, o que aumentará a geração de empregos. "O Programa de Aceleração do Crescimento... já começou a partir do ano passado, mas este ano ele se acelera mais. Nos dois primeiros meses do ano, o investimento público no Brasil cresceu de forma muito significativa, quase 80%", disse.

Potencial candidato do PSDB, Serra elogiou as medidas do governo federal que ampliaram o crédito no País. Disse, no entanto, que seu governo fez o mesmo. "Em relação à crise econômica, o governo federal atuou corretamente com as reduções de impostos e nas ações do BNDES para impulsionar a nossa economia e daqui de São Paulo nós cooperamos com isso quando tínhamos a Nossa Caixa com margens de crédito elevadas não só para a compra de automóveis como também para todo o sindicato de máquinas", disse o tucano. O Banco do Brasil adquiriu a Nossa Caixa no ano passado.

Serra fez questão de ressaltar ainda o alto patamar de investimentos feitos pelo governo estadual. "Conseguimos manter um nível de investimentos em 2009 que foi o mais elevado da nossa história por parte do governo do Estado, que ajudou muito a manutenção do nível de emprego e de ocupação em todo o território paulista", disse.

Os dois também compararam programas de financiamento à agricultura familiar, que, segundo eles, aumentaram a demanda por equipamentos agrícolas.

De acordo com as pesquisas de intenção de voto, o governador de São Paulo permanece à frente da disputa eleitoral, mas com uma diferença menor em relação à ministra da Casa Civil. Levantamento do Datafolha divulgado neste final de semana mostrou Serra com 32% ante 28% de Dilma.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade