PUBLICIDADE

Política

Dilma e Obama visitam memorial a Martin Luther King

29 jun 2015 - 18h24
Compartilhar
Exibir comentários

Os presidentes americano, Barack Obama, e brasileira, Dilma Rousseff, fizeram uma visita surpresa ao memorial a Martin Luther King, em Washington, nesta segunda-feira, como parte dos esforços para reparar os danos às relações bilaterais, causados por denúncias de espionagem de parte dos Estados Unidos.

Obama recebeu a presidente no memorial dedicado ao ícone de defesa dos direitos civis nos Estados Unidos e um de seus heróis pessoais, após uma turbulência provocada por revelações de que espiões americanos tinham tido acesso aos telefonemas de Dilma.

A Casa Branca informou que a visita "salienta os muitos valores compartilhados e os fortes vínculos que existem entre os povos americano e brasileiro".

Os dois países têm, em grande parte de sua população, descendentes de escravos africanos. Ambos também enfrentam problemas para superar a persistente desigualdade racial.

Obama costuma levar aliados em visitas simbólicas na capital americana e arredores.

Ele também levou o premiê indiano, Narendra Modi, ao memorial a Martin Luther King, enquanto o premiê japonês, Shinzo Abe, visitou o memorial a Lincoln na companhia do presidente.

A visita de Dilma a Washington era inicialmente esperada para outubro de 2013, mas foi cancelada depois do vazamento de informações de que a inteligência americana tinha espionado seus telefonemas e os de outros milhões de brasileiros.

"A visita em si indica que estamos avançando aqui", afirmou o alto conselheiro de política externa de Obama, Ben Rhodes, antes da viagem.

Obama e Dilma devem jantar nesta segunda-feira, depois celebrar conversações, seguidas de uma entrevista coletiva na terça-feira.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade