0

Dilma é homenageada em quadro pelo artista Romero Britto

14 fev 2011
16h36
atualizado às 17h51
Laryssa Borges
Direto de Brasília

A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta segunda-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília, um retrato seu pintado pelo artista pernambucano Romero Britto. Conhecido internacionalmente na cultura pop moderna por obras com cores vibrantes e elementos compostos do cubismo, Britto já havia pagado, em janeiro, um anúncio de página inteira na revista dominical do The New York Times - ao custo aproximado de US$ 20 mil - para parabenizar a então recém-empossada presidente da República.

"Queria fazer uma homenagem para ela, não só para a Dilma, mas para todas as mulheres da América do Sul. Estou muito emocionado", disse Britto, que afirmou que deverá fazer um novo quadro, desta vez retratando o encontro que teve com Dilma em Brasília.

Eleitor da petista nas eleições do ano passado, Britto disse que decidiu fazer a homenagem após ver fotos em que a então candidata admirava um mural que havia feito por conta da inauguração do Hospital da Mulher Heloneida Studart, na Baixada Fluninense. "Ela conheceu o trabalho no Hospital da Mulher. Ficou apaixonada pelo trabalho dele, é muito alegre, colorido, jovem", disse a ministra da Cultura, Anna de Hollanda.

O presente de Britto retrata a presidente com roupas e batom vermelho, olhos arroxeados e, a exemplo de um quadro também pintado por Britto sobre a cantora Madonna, com um coração na face. Com uma interpretação do penteado desenvolvido pelo estilista Celso Kamura durante a corrida presidencial, a Dilma Rousseff pintada pelo artista pernambucano tem ainda brincos de pérola e aparece em um fundo com as cores da bandeira do Brasil.

Retrato de Dilma foi feito pelo artista pernambucano Romero Britto
Retrato de Dilma foi feito pelo artista pernambucano Romero Britto
Foto: Divulgação
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade