PUBLICIDADE

Política

Dilma diz ter compromisso com emprego e combate à inflação

9 ago 2013 - 14h25
Compartilhar

9 Ago (Reuters - A presidente Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira que seu governo tem compromisso com o emprego, o combate à inflação e o bem-estar da população.

Durante cerimônia de formatura de estudantes beneficiados pelo Pronatec na cidade gaúcha de Osório, a presidente reiterou a defesa da destinação dos royalties do petróleo para a educação e voltou a comparar a geração de empregos em seu governo com a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Retomando a retórica da manhã desta sexta, quando deu entrevista a rádios do Rio Grande do Sul, a presidente comemorou a redução da inflação em julho, quando o índice oficial de preços subiu apenas 0,03 por cento, e a queda no preço da cesta básica.

"Eu queria dizer para vocês... a inflação no Brasil está completamente sob controle", garantiu a presidente, que viu seus índices de popularidade iniciarem um processo de queda antes mesmo da onda de manifestações de junho por conta da alta dos preços.

Como fez nesta semana durante entrevista a rádios de Minas Gerais, Dilma voltou a comparar seu governo com o do tucano Fernando Henrique Cardoso, lembrando que nos primeiros meses do no gestão foi criada a mesma quantidade de postos de trabalho formais que nos quatro primeiros anos do governo do tucano.

"Nos primeiros seis meses deste ano, nós criamos 826 mil novas vagas. Este número, 826 mil, equivale à criação em quatro anos no último governo antes do Lula, portanto no governo FHC, no primeiro governo FHC", disse.

"Vão falar para mim 'ah, mas naquela época a situação era diferente'. Mas o ponto é justamente esse. A situação era diferente, é diferente e este governo é um governo que tem compromisso com o emprego, tem compromisso com a redução da inflação e tem compromisso com o bem-estar da sua população."

Dilma também retomou um tema cada vez mais frequente em seus discursos: a destinação de 100 por cento dos royalties do petróleo para a educação.

Ela lembrou que o país inicia a exploração de grandes reservas de petróleo encontradas na camada pré-sal e que é necessário transformar essa riqueza, que é finita, em algo "perene" para os cidadãos brasileiros.

"Por que tem que ser o dinheiro do petróleo? É porque lá tem dinheiro. No Brasil tem aquela mania 'vamos gastar dinheiro nosso', mas você não diz de onde você tira. Neste caso tem de onde tirar. De onde nós vamos tirar? Nós vamos tirar dos royalties do petróleo", disse.

A Câmara dos Deputados deve votar na semana que vem a destinação dos royalties do petróleo tanto para a educação quanto para a saúde. Dilma defende, no entanto, a destinação integral dos recursos para a educação.

(Por Eduardo Simões)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade