PUBLICIDADE

Política

Dilma diz que PF investigará boatos sobre o fim do Bolsa Família

20 mai 2013 - 15h37
(atualizado às 15h57)
Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira que a Polícia Federal (PF) investigará os boatos sobre a suspensão do Programa Bolsa Família, que levaram milhares de beneficiários às agências da Caixa Econômica Federal no último sábado.

"Nós colocamos a Polícia Federal para descobrir a origem de um boato que tinha o objetivo de levar intranquilidade aos milhões de brasileiros que, nos últimos anos, estão saindo da pobreza extrema", disse Dilma, durante discurso na cerimônia que marcou o início das operações do navio petroleiro Zumbi dos Palmares, em Ipojuca (CE).

Os rumores sobre a suposta decisão do governo de pôr fim ao Bolsa Família e de que só seria possível sacar o benefício até sábado levou muitas pessoas às agências da Caixa Econômica Federal e dos Correios.

A correria provocou tumultos em agências bancárias, onde em alguns casos a polícia precisou intervir. Apesar de o governo ter desmentido os rumores desde sábado, as agências da Caixa em algumas cidades ainda registravam aglomerações nesta segunda-feira.

Por isso, Dilma aproveitou para negar novamente os rumores e confirmar o compromisso do governo com seu principal programa para combater a pobreza, que foi criado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Eu queria deixar claro que o compromisso do meu governo com o Bolsa Família é um compromisso forte, profundo e definitivo. Nós não abriremos mão do Bolsa Família", garantiu.

"E quero dizer a vocês que este dinheiro do governo é sagrado, ou seja: nós iremos garantir sempre esse recurso. Sempre, enquanto for necessário e tiver algum brasileiro vivendo abaixo da linha da pobreza", completou a presidente.

Dilma declarou ainda que decidiu pedir a intervenção da PF por considerar um crime a propagação desses rumores.

"É algo absurdamente desumano o autor desse boato. Além de ser desumano, ele é criminoso", opinou.

Apesar de as autoridades ainda não terem pistas sobre os autores da origem dos boatos, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, os atribuiu à oposição.

"Boatos sobre fim do Bolsa Família deve ser da central de notícias da oposição. Revela posição ou desejo de quem nunca valorizou a política", escreveu a ministra em sua conta no Twitter.

Por sua vez, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, assegurou que a PF não descarta que os rumores tenham sido propagados com intenções políticas. "Pelo que parece, não foi por acaso e não descartamos nenhuma hipótese", afirmou.

EFE   
Compartilhar
Publicidade