PUBLICIDADE

Política

Dilma diz que Mercosul pode apresentar propostas à UE "nos próximos dias ou meses"

10 jun 2015 - 10h47
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira, em visita a Bruxelas, que o Mercosul está pronto para apresentar sua oferta à União Europeia visando um acordo de livre-comércio entre os blocos, e a entrega pode acontecer nos próximos dias ou meses.

"O Brasil e o Mercosul estão em condições de apresentar suas ofertas comerciais para a União Europeia, e acredito que isso possa ocorrer nos próximos dias ou meses", disse Dilma em declaração após encontro com o premiê belga, Charles Michel, por ocasião da 2ª Cúpula União Europeia-Celac.

"E esperamos que, da mesma forma, essa questão evolua de forma satisfatória do ponto de vista da União Europeia", acrescentou a presidente.

A troca simultânea de ofertas entre Mercosul e União Europeia é um passo decisivo para as negociações de um acordo de livre-comércio, considerado por Dilma uma prioridade para o bloco de países sul-americanos neste ano.

No encontro de Dilma com o premiê belga, os dois líderes trataram ainda sobre o novo Programa de Investimento em Logística lançado pelo governo federal e falaram sobre o interesse de empresas belgas em investir em infraestrutura no Brasil.

"Para nos é muito importante que essa relação se expanda", disse Dilma, acrescentando que os dois países também definiram a cooperação na área de agricultura como "estratégica para ambas as economias".

O governo lançou na terça-feira um ambicioso plano de investimentos em infraestrutura, estimado em quase 200 bilhões de reais, como parte dos esforços para criar uma agenda positiva em meio à fraqueza da economia. [nL1N0YV2LU]

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade