PUBLICIDADE

Política

Dilma diz que Mandela foi a "personalidade maior do Século 20"

5 dez 2013 - 21h11
Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff lamentou nesta quinta-feira a morte do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, a quem chamou de "personalidade maior do Século 20".

O ex-presidente Nelson Mandela segura troféu da Copa do Mundo depois que a África do Sul foi escolhida para sediar o Mundial de 2010, em Zurique, na Suíça, em maio de 2004. 15/05/2004
O ex-presidente Nelson Mandela segura troféu da Copa do Mundo depois que a África do Sul foi escolhida para sediar o Mundial de 2010, em Zurique, na Suíça, em maio de 2004. 15/05/2004
Foto: Andreas Meier / Reuters

Mandela morreu em sua casa em Johanesburgo, aos 95 anos, por conta de uma infecção pulmonar.

"Personalidade maior do século 20, Mandela conduziu com paixão e inteligência um dos mais importantes processos de emancipação do ser humano da história contemporânea - o fim do apartheid na África do Sul", disse Dilma em nota.

"O governo e o povo brasileiros se inclinam diante da memória de Nelson Mandela e transmitem a seus familiares, ao presidente (sul-africano Jacob) Zuma e aos sul-africanos nosso sentimento de profundo pesar", acrescentou.

Prêmio Nobel da Paz e ícone da luta contra o regime de segregação racial conhecido como apartheid, Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul.

"O exemplo deste grande líder guiará todos aqueles que lutam pela justiça social e pela paz no mundo", concluiu Dilma em nota.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também comentou a morte de Mandela durante evento que participou na noite desta quinta-feira em Diadema, na Grande São Paulo, quando o classificou como "uma das figuras mais extraordinárias que conheci".

Em nota divulgada pelo Instituto Lula, o ex-presidente lamentou a morte de Mandela.

"Nelson Mandela foi uma das mais importantes lideranças políticas do nosso planeta. Sua história de lutas é inigualável, um exemplo de determinação, de perseverança e de quanto é importante a disposição para o diálogo entre os homens", disse.

"Agora, Madiba (como Mandela era conhecido) se foi, mas deixou para todos nós os seus ensinamentos inesquecíveis."

(Reportagem de Eduardo Simões)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade