PUBLICIDADE

Política

Dilma diz que agenda de Lula é parecida com Rally

28 jan 2010 - 18h06
(atualizado às 18h12)
Compartilhar

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que a crise de hipertensão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ter sido provocada por cansaço devido à agenda apertada que ele e os demais integrantes do governo vêm mantendo. A ministra chegou a brincar com a agenda do presidente e revelou que os ministros diziam que o acúmulo de atividades os fazia sentir na disputa de um rali.

"As agendas do presidente são, não só nessa semana, vocês sabem que é um esforço enorme. Tem horas, no passado, que a gente chamava de Rally Paris-Dacar. Não tem assim dia tranquilo e muitas vezes ele não para nem para almoçar", disse.

No entanto, ela ressaltou que Lula não parece estar doente. Para ela o presidente deve a adotar uma agenda mais moderada. "Foi um mal estar. O presidente não está doente. Ele vai precisar olhar um pouco mais a saúde. Essa história de dormir às 2h da manhã e acordoar às 9h não deve continuar. Às vezes não se para nem para almoçar", disse a ministra na porta de sua casa em Brasília, onde recebe neste momento políticos do PDT, que vieram formalizar apoio à possível candidatura de Dilma à Presidência da República.

Dilma afirmou que as horas que antecederam o mal estar do presidente haviam sido muito intensas. "Na segunda-feira fomos primeiro para o Rio de Janeiro, onde cumprimos toda a agenda de visitas às obras do PAC Programa de Aceleração do Crescimento. Depois fomos ao aniversário de Dona Amélia, mãe do Chico Buarque, e a uma festa com o governador Sérgio Cabral. Depois voltamos a Brasília, onde chegamos às 2h30 da madrugada. No outro dia, viajamos para o Rio Grande do Sul, onde participamos do Fórum Social Mundial. Depois fomos para Pernambuco, onde tivemos uma agenda bem pesada. O presidente ia para a Suíça, mas resolveu cancelar as viagem depois que passou mal".

Dilma disse que ainda não sabe se o presidente a acompanhará em compromissos que terá em São Brnardo do Campo no próximo sábado. Está prevista a visita de Dilma a uma igreja do município acompanhada por Lula. "Vamos avaliar. O provável é que ele não vá e é provável que eu vá".

Entenda o caso

Lula descansou toda a noite no Hospital Português, no Recife, após receber tratamento para estabilizar a pressão, que estava em 18 por 12 quando os médicos diagnosticaram a crise. O presidente passou mal durante um jantar noite desta quarta e recebeu o diagnóstico dentro do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) quando se preparava para embarcar rumo a Zurique, na Suíça.

De acordo com o Palácio do Planalto, Lula passou o dia indisposto e cansado na capital pernambucana. No hospital, o presidente se submeteu a exames de eletrocardiograma, raio X do tórax, tomografia do tórax, ecocardiograma e exames de sangue.

O presidente partiu de avião para São Paulo e seguiu de carro para São Bernardo do Campo, onde ficará em repouso.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade