PUBLICIDADE

Política

Dilma deixa cúpula na Venezuela para voltar ao Brasil

Dilma Rousseff e Cristina Kirchner ausentes no segundo dia de cúpula da Celac

3 dez 2011 - 13h39
(atualizado às 14h18)
Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff partiu da cúpula de fundação da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), realizada na Venezuela, por volta das 10h deste sábado. Dessa forma, ela não comparece ao segundo dia de atividades após participar, na sexta-feira, da primeira reunião do organismo. Segundo o site da Presidência do Brasil, ela deve chegar à Base Aérea de Brasília às 17h10.

Presidentes e representantes de 33 países da região darão forma nos próximos dois dias à Celac, bloco regional que exclui EUA e Canadá
Presidentes e representantes de 33 países da região darão forma nos próximos dois dias à Celac, bloco regional que exclui EUA e Canadá
Foto: AFP

Além de Dilma, outra presidente que deixou o país foi a colega argentina Cristina Kirchner. Esta já chegou a Buenos Aires segundo a agência estatal Telam e havia se reunido em Caracas para reuniões com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, além de Dilma.

Na agenda deste sábado, estão previstas duas sessões plenárias, das quais participará o presidente chileno Sebastián Piñera, que chegou à capital hoje pela manhã. O Chile sediará a próxima cúpula em 2012. Daqui dois anos, será a vez de Cuba e da Costa Rica, no ano seguinte. A comunidade reúne 33 países da região e pode rivalizar com a Organização dos Estados Americanos (OEA). Ela começou a se formar no Brasil, em 2008, herdeira dos fóruns da Cúpula da América Latina e do Caribe (Calc) e do Grupo do Rio.

Além dos debates, está prevista uma reunião presidencial dos países membros da Petrocaribe, uma iniciativa venezuelana de pagamentos preferenciais que favorece os membros quando o preço do barril do petróleo está alto, segundo os assessores de imprensa do governo anfitrião.

O Ministério da Informação venezuelano indicou que, após terminar a sessão de abertura, na noite de sexta-feira, Chávez se reuniu com os presidentes do México, Felipe Calderón, e da Colômbia, Juan Manuel Santos. "Os presidentes revisaram temas de interesse para ambas as nações e para o fortalecimento da integração regional", disse o texto, sem dar mais detalhes. Chávez e Santos se encontraram em Caracas no começo desta semana.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade