PUBLICIDADE

Política

Dilma definirá prioridades, diz Moreira Franco ao assumir pasta

4 jan 2011 - 12h50
(atualizado às 13h21)
Compartilhar
Claudia Andrade
Direto de Brasília

O novo ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Wellington Moreira Franco, afirmou nesta terça-feira, ao assumir o cargo, que caberá à presidente Dilma Rousseff definir as ações mais urgentes da secretaria. Para o ministro, a presidente terá a responsabilidade de dar continuidade ao legado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou.

Ex-governador do Rio de Janeiro, Moreira Franco assumiu ministério no governo de Dilma Rousseff
Ex-governador do Rio de Janeiro, Moreira Franco assumiu ministério no governo de Dilma Rousseff
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

"A presidente Dilma já deu o rumo, o foco e o eixo do seu governo que é erradicar a miséria, construir uma classe média sólida e fazer do Brasil a quinta economia do mundo", afirmou. Segundo ele, para o País continuar avançando é preciso superar obstáculos nas áreas da saúde, segurança, saneamento básico, transporte, educação e defesa nacional.

Moreira Franco lembrou que o papel da secretaria é contribuir para formular diagnósticos e caminhos para diversos órgãos do governo, mas disse que esse trabalho por si só não elimina os problemas. "Temos de ter terminalidade nas propostas apresentadas pela secretaria, porque a presidente tem quatro anos para apresentar os resultados à sociedade".

Parcerias com a iniciativa privada

As parcerias público-privadas terão papel relevante na montagem dos modelos de financiamentos dos programas a serem sugeridos pela Secretaria. Com isso, Moreira Franco dise que pretende aumentar a participação da iniciativa privada em negociações com o governo.

Precisamos da montagem de um modelo de financiamento para os programas sugeridos, que desonerem o Orçamento Geral da União desse papel, porque sabemos que o Estado brasileiro não disporá dos recursos no tempo que o País requer. É preciso ter inteligência para criarmos estruturas de financiamento que passem pelas parcerias público privadas e por ferramentas de mercado financeiro e de capitais", afirmou.

Com informações da Agência Brasil

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade