PUBLICIDADE

Política

Dilma considera manifestações "legítimas" e Lula pede negociação

17 jun 2013 - 21h19
Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff qualificou como "legítimas" as manifestações que reuniram milhares de pessoas em diferentes cidades do país para protestar contra o aumento das tarifas de transporte público e os investimentos feitos pelo governo para organizar grandes eventos esportivos.

"A presidente Dilma Rousseff considera que as manifestações pacíficas são legítimas e próprias da democracia", afirmou a ministra da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Helena Chagas.

De acordo com Helena, a chefe de Estado considera que "é próprio dos jovens manifestar-se", em alusão ao fato de a maioria dos participantes ser estudantes do ensino médio e universitários, convocados através das redes sociais.

Segundo fontes oficiais, Dilma está ciente das mobilizações nas diferentes cidades do país e no começo da noite se reuniu com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para tratar o assunto.

Já o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, assegurou que o governo quer dialogar com os organizadores dos protestos para conhecer as "reivindicações importantes" que levaram tantas pessoas a saírem às ruas.

Por sua parte, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em seu perfil no Facebook, que "ninguém em sã consciência pode ser contra manifestações da sociedade civil porque a democracia não é um pacto de silêncio".

"Não existe problema que não tenha solução. A única certeza é que o movimento social e as reivindicações não são coisa de polícia, mas sim de mesa de negociação", acrescentou Lula.

EFE   
Compartilhar
Publicidade