PUBLICIDADE

Política

Dilma confirma Patriota, Mercadante e mais 2 ministros

15 dez 2010 - 18h19
(atualizado às 18h41)
Compartilhar

A equipe de transição anunciou nesta quarta-feira mais quatro ministros do governo Dilma Rousseff, incluindo o novo chanceler, Antonio Patriota. Também foram confirmadas as escolhas de Fernando Pimentel para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Aloizio Mercadante para a pasta de Ciência e Tecnologia. Nelson Jobim seguirá como ministro da Defesa. Foi anunciado ainda Giles Azevedo, como chefe de gabinete da presidente eleita.

Mercadante foi candidato ao governo de São Paulo
Mercadante foi candidato ao governo de São Paulo
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Na semana passada, a petista anunciou oficialmente 10 nomes para o primeiro escalão, entre eles cinco ligados ao PMDB: o senador Garibaldi Alves Filho para o Ministério da Previdência, o ex-ministro e senador Edison Lobão para retornar ao comando do Ministério de Minas e Energia, o deputado federal Pedro Novais para assumir o Ministério do Turismo, o atual ministro da Agricultura, Wagner Rossi, para continuar no cargo, e o ex-governador do Rio de Janeiro Moreira Franco para a Secretaria de Assuntos Estratégicos.

Na ocasião, Dilma também anunciou outros cinco ministros: a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) para o Ministério da Pesca e Aquicultura, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) para a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a jornalista Helena Chagas, atual assessora de imprensa da transição, para a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, o atual ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para o Ministério das Comunicações, e o senador Alfredo Nascimento (PR -AM) para voltar ao comando do Ministério dos Transportes.

Segundo um assessor do presidente do partido e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ele e Dilma conversaram na semana passada e ficou acertado que o partido terá direito a indicar ministros para duas pastas: Integração Nacional e Secretaria Especial de Portos, que também comandará o setor de aviação civil no governo da presidente eleita. O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) poderá escolher entre os dois cargos. Por enquanto, nada foi confirmado pela equipe de transição.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade