PUBLICIDADE

Política

Dilma confirma mais sete ministros do novo governo

20 dez 2010 - 19h46
(atualizado em 21/12/2010 às 12h57)
Compartilhar
Claudia Andrade
Direto de Brasília

A presidente eleita Dilma Rousseff (PT) confirmou nesta segunda-feira o nome de mais sete ministros que vão compor seu governo. Entre eles o de Alexandre Padilha, atual ministro das Relações Institucionais, que passará a ser responsável pela pasta da Saúde.

A irmã do cantor Chico Buarque de Hollanda, Ana de Hollanda, será ministra da Cultura. Orlando Silva continuará à frente do Ministério do Esporte. O deputado Mário Negromonte será o ministro das Cidades.Outras três pastas ficarão nas mãos de mulheres.

A economista Tereza Campello substituirá Márcia Lopes no Ministério do Desenvolvimento Social. Luiza Bairros deixará a secretaria da igualdade na Bahia para assumir a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A equipe de transição confirmou ainda que Luis Inácio Adams seguirá no posto de Advogado-Geral da União.

Dilma anuncia ministros por nota à imprensa

Sempre por meio de nota divulgada à imprensa, a presidente eleita já fez seis anúncios de ministros. A primeira área a ter seu comando decidido foi a econômica, com a permanência de Guido Mantega na Fazenda, Míriam Belchior para o Planejamento e Alexandre Tombini para a presidência do Banco Central ¿ sua indicação foi aprovada pelo Senado Federal na última quarta-feira.

Em seguida, foram oficializados Antonio Palocci para a Casa Civil, José Eduardo Cardozo para a Justiça e Gilberto Carvalho para comandar a Secretaria-Geral da Presidência. O terceiro anúncio teve 10 nomes: Edison Lobão (Minas e Energia), Wagner Rossi (Agricultura), Pedro Novais (Turismo), Garibaldi Alves (Previdência), Paulo Bernardo (Comunicações), Alfredo Nascimento (Transportes), Ideli Salvatti (Pesca), Moreira Franco (Secretaria de Assuntos Estratégicos), Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos) e Helena Chagas (Secretaria de Comunicação Social).

Depois, foram oficializados o futuro chefe do Ministério das Relações Exteriores, Antônio Patriota, além de Fernando Pimentel para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Aloizio Mercadante para Ciência e Tecnologia e a permanência de Nelson Jobim à frente do Ministério da Defesa. Também foi anunciado que Giles Azevedo irá chefiar o gabinete da Presidência da República.

Na semana passada foi anunciada permanência de Fernando Haddad na Educação, Carlos Lupi no Trabalho e Izabella Teixeira no Meio Ambiente.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade