PUBLICIDADE

Política

Dilma chega ao México em visita de Estado para fortalecer relação bilateral

26 mai 2015 - 00h56
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente do Dilma Rousseff chegou durante a tarde desta segunda-feira à Cidade do México, onde se reunirá com o chefe de Estado do país, Enrique Peña Nieto, para analisar "mecanismos para fortalecer a relação bilateral", informou a Secretaria de Relações Exteriores (SRE) do governo mexicano.

Dilma, que vem acompanhada de uma delegação de funcionários e empresários brasileiros, foi recebida no hangar presidencial do aeroporto da capital mexicana pelo chanceler José Antonio Meade.

A SRE enfatizou em comunicado que se trata da primeira visita que a governante brasileira faz ao México em seus dois mandatos e que o encontro com Peña Nieto será o quinto entre os dois dirigentes.

A chancelaria mexicana lembrou que a última reunião de ambos aconteceu durante a Cúpula das Américas, que foi realizada em abril no Panamá. "Nessa ocasião, acordaram reforçar e aprofundar os vínculos bilaterais, além de trabalhar conjuntamente por uma América Latina próspera e em paz", acrescentou.

Dilma se reunirá com Peña Nieto nesta terça-feira na capital mexicana para analisar mecanismos voltados para o fortalecimento da relação bilateral e na quarta-feira assistirá a uma sessão da Comissão Permanente do Congresso da União, detalhou.

A Chancelaria destacou que Brasil e México representam conjuntamente 62% do Produto Interno Bruto (PIB) da região, 55% de sua população e também 55% de seu território. Em 2014, registraram um comércio bilateral de US$ 9,213 bilhões.

O México investe no Brasil mais de US$ 30 bilhões, "um número que o situa como um dos principais investidores em nível mundial nesse país", indicou a SRE.

Por outro lado, como resultado da eliminação de vistos entre os dois países em maio de 2013, o turismo aumentou de maneira importante. Enquanto em 2005 eram mais de 78 mil turistas brasileiros por ano no México, em 2014 esse número chegou a quase 310 mil.

Em matéria de cooperação, há diversos projetos em temas como genética, pesquisa florestal, saúde, pecuária, agricultura, recursos hídricos, prevenção de desastres naturais, aeronáutica, energias renováveis, telecomunicações, silvicultura tropical e comunidades rurais, entre outros.

De acordo com a SRE, a visita de Estado da presidente brasileira também servirá para fortalecer os laços históricos de amizade entre os dois governos e povos e "reforçará o diálogo político, o marco jurídico bilateral, que hoje consta de 21 instrumentos, e serão anunciadas ações para maximizar o potencial de crescimento do comércio, dos investimentos e do turismo".

"Brasil e México inaugurarão uma nova etapa de aprofundamento da relação bilateral em todos os níveis e em uma ampla variedade de temas, que resultarão em projetos concretos em benefício da criação de empregos, da educação e da geração de oportunidades em ambos os países", finalizou a chancelaria mexicana na nota.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade