PUBLICIDADE

Política

Dilma afirma que investimentos mexicanos são bem-vindos no Brasil

26 mai 2015 - 20h41
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira que o Brasil tem condições para receber os investimentos mexicanos e assim continuar desenvolvendo as relações econômicas bilaterais, no marco de sua visita de Estado ao México.

Durante um almoço após a assinatura de diversos acordos na capital mexicana, Dilma lembrou a seu colega mexicano, Enrique Peña Nieto, que durante sua visita ao Brasil como presidente eleito em 2012 "chegamos ao acordo que nossos países deviam seguir aprofundando sua relação".

"O Brasil é um grande parceiro comercial para o México e México também o é para o Brasil. Esse potencial é o que temos que desenvolver para avançar sobre o que já alcançamos", disse.

Dilma destacou que os acordos assinados hoje "lançam nossas negociações comerciais sobre outro patamar e também lançam nossa proteção aos investimentos rumo a um ambiente de maior segurança".

"E quero dizer que o Brasil hoje tem todas as condições para receber os investimentos mexicanos, que são bem-vindos, para que desenvolvamos nosso comércio", reforçou.

Em seu discurso, Dilma ressaltou que "ao contrário do que alguns pensam, nossos países têm muito em comum", e mencionou que ambos são "economias emergentes que promovem a integração e o multilateralismo como meios para conseguir um ordem internacional próspera justa e democrática".

"México e Brasil possuem um legado comum de realizações e um futuro repleto de oportunidades. Cabe a nós fazer com que este potencial se realize plenamente", declarou.

Citando o escritor mexicano Carlos Fuentes (1928-2012) em seu discurso de aceitação do Prêmio Príncipe de Astúrias das Letras em 1994, a presidente concluiu: "Vivemos com um pé sobre as cinzas e outro sobre as sementes. Não sabemos separar o passado do porvir, nem devemos fazê-lo: ambos nos acompanham no presente".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade