PUBLICIDADE

Política

DF: ação para afastar deputado da meia pode ser julgada hoje

DF: ação para afastar deputado da meia pode ser julgada hoje

14 jan 2010 - 11h11
(atualizado às 12h18)
Compartilhar

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) pode julgar na tarde desta quinta-feira a ação popular movida pela Central Única dos Trabalhadores (CUT- DF), em nome do secretário-geral da instituição, Cícero Rola, que pede o afastamento do deputado Leonardo Prudente (DEM) da presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal e dos trabalhos que envolvem o processo de impeachment de José Roberto Arruda. A ação foi movida da 5ª Vara de Fazenda Pública e está sob apreciação do juiz Rômulo de Araújo Mendes.

Leonardo Prudente (DEM) é acusado de envolvimento no mensalão do DF
Leonardo Prudente (DEM) é acusado de envolvimento no mensalão do DF
Foto: Marcello Casal / Agência Brasil

Prudente está envolvido em denúncias de corrupção após aparecer em vídeos de investigações da Polícia Federal guardando dinheiro em sua meia. A CUT baseia a ação na falta de imparcialidade e isenção do deputado para julgar o processo de impeachment de Arruda. Cícero Rola acredita que a atual configuração das comissões montadas na Câmara Legislativa manterá a política protecionista ao governador, pois estão sob o comando da base governista.

"Não temos a menor expectativa de que haja uma apuração isenta nos processos de impeachment do governador na Câmara Legislativa, pois os envolvidos estão à frente de comissões importantes. Com isso, as manifestações vão continuar", disse.

A categoria aguarda o deferimento da ação junto aos demais integrantes do movimento Fora Arruda. Enquanto isso, o grupo planeja novos protestos no DF. Está prevista para o próximo domingo manifestação em frente à casa de um dos parlamentares envolvidos no esquema de corrupção, a criação de um bloco carnavalesco para sair às ruas e um indicativo de greve dos trabalhadores como forma de protesto ao suposto descaso com o processo de impeachment do governador. Carreatas e panfletagens também continuam na pauta dos manifestantes.

Nesta sexta-feira, às 11h, haverá um novo encontro do movimento Fora Arruda na sede da CUT-DF para definir cada uma dessas ações.

Entenda o caso

O mensalão do governo do DF, cujos vídeos foram divulgados no fim de novembro de 2009, é resultado das investigações da operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. O esquema de desvio de recursos públicos envolvia empresas de tecnologia para o pagamento de propina a deputados da base aliada.

O governador José Roberto Arruda aparece em um dos vídeos recebendo maços de dinheiro. As imagens foram gravadas pelo ex-secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa, que, na condição de réu em 37 processos, denunciou o esquema por conta da delação premiada. Em pronunciamento oficial, Arruda afirmou que os recursos recebidos durante a campanha foram "regularmente registrados e contabilizados".

As investigações da Operação Caixa de Pandora apontam indícios de que Arruda, assessores, deputados e empresários podem ter cometido os crimes de formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva e ativa, fraude em licitação, crime eleitoral e crime tributário.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade