PUBLICIDADE

Política

Desmond Tutu: Mandela segue unindo África do Sul apesar de seu estado

30 jun 2013 - 17h07
(atualizado às 17h46)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela continua "unindo a nação" apesar de estar internado em estado crítico, afirmou neste domingo o arcebispo emérito da Cidade do Cabo, Desmond Tutu.

"Mesmo na situação delicada em que se encontra no hospital, Madiba - como o ex-presidente é conhecido em seu país - está voltando a unir a nação, desta vez nas orações", disse Tutu, 81 anos, na inauguração de uma exposição sobre Mandela na Cidade do Cabo, no sudoeste da África do Sul.

"Não viemos aqui para lamentar, mas para lembrar os nossos melhores momentos. Viemos para honrar" Mandela, acrescentou Tutu, que foi, junto com Madiba, um dos líderes mais emblemáticos da luta contra o apartheid sul-africano.

Tutu, Nobel da Paz por seu compromisso com os direitos humanos, assim como o ex-presidente, agradeceu a Deus pela "pessoa incrível" que Mandela é. "Rezamos por seu bem-estar e dignidade", disse o religioso, citado pelo serviço de notícias do governo sul-africano.

Presente também na inauguração da exposição, o ministro do Planejamento sul-africano, Trevor Manuel, repassou seus tempos no gabinete presidido por Mandela ao lembrar que o líder se comportava mais "como um pai dando conselhos" do que como um presidente dando ordens a seus ministros.

"Construir a nação era o objetivo que o fazia acordar de manhã todos os dias", acrescentou Manuel, que louvou também o compromisso do Mandela presidente contra o sexismo e o racismo.

Organizada pela Prefeitura da Cidade do Cabo, a exposição relembra o legado de Mandela através de fotografias históricas da trajetória política e pessoal do pai da democracia multirracial sul-africana.

Aos 94 anos, Nelson Mandela passou hoje seu oitavo dia em estado crítico. Mandela foi hospitalizado no dia 8 de junho em um hospital de Pretória após sofrer recaída de uma infecção pulmonar.

Madiba recebeu também neste fim de semana a homenagem do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que encerra hoje uma visita oficial de dois dias à África do Sul. Obama visitou hoje a ilha e prisão Robben Island, onde Mandela esteve preso durante 18 anos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade