PUBLICIDADE

Política

Deputados vão ao STF contra financiamento empresarial

Parlamentares querem anular aprovação de emenda que constitucionaliza doação de empresas para partidos

28 mai 2015 - 18h19
(atualizado às 20h28)
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo de deputados do PT, PSB, Pros, PCdoB, PPS e Psol decidiu nesta quinta-feira (28) entrar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar parte da votação da reforma política. Os parlamentares querem anular a aprovação de uma emenda que permite a doação de empresas para partidos.

Alessandro Molon alega que emenda constitucional foi apresentada sem as assinaturas necessárias
Alessandro Molon alega que emenda constitucional foi apresentada sem as assinaturas necessárias
Foto: Lucio Bernardo Jr / Agência Câmara

Ontem, os deputados decidiram colocar na Constituição a permissão para que partidos políticos possam receber contribuições de empresas. A medida é uma resposta a um julgamento no próprio STF, onde a maioria dos ministros considerou inconstitucional as doações eleitorais empresariais.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Hoje, pessoas jurídicas podem doar para partidos e candidatos. A Câmara chegou a derrubar a tentativa de incluir na Constituição as doações empresariais a candidatos, mas confirmou a permissão para doações aos partidos. Pessoas jurídicas poderão doar para as legendas que, consequentemente, poderão passar os recursos para seus candidatos.

O grupo de 63 deputados é liderado pelo petista Alessandro Molon (PT-RJ), que tentou o aval do partido para entrar com o mandado de segurança. A bancada do PT, no entanto, não chegou a um consenso sobre o questionamento da votação no Supremo.

Molon alega que a Câmara não poderia ter deliberado sobre a doação de empresas para partidos, já que havia rejeitado anteriormente as doações privadas aos candidatos. Também argumenta que o líder do PRB, Celso Russomano (SP), não tinha assinaturas suficientes para apresentar a emenda que acabou aprovada. Segundo o presidente da Câmara, vários líderes assinaram a emenda, o que representa 70% da Casa.

“Como perdeu, o presidente da Casa, num golpe e numa manobra, afrontando a Constituição, recolocou o tema em votação, sem número de assinaturas necessárias para uma emenda constitucional. Pedimos que a votação seja declarada nula”, disse Molon.

Confusão

A entrevista coletiva dos petistas foi interrompida por manifestantes que pedem o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Com uma câmera e um microfone com um adesivo "Fora, Dilma", um homem tentou abordar parlamentares do PT. Sem credencial de imprensa, o manifestante foi retirado da Casa após o tumulto.

Veja as principais notícias de 28/05 no Brasil e no mundo:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade