PUBLICIDADE

Cidades

Deputados pedirão audiência para discutir caso Uniban

9 nov 2009 - 16h49
(atualizado às 16h50)
Compartilhar

Os deputados federais Ivan Valente (Psol-SP) e Angela Portela (PT-RR) vão apresentar, nesta segunda-feira, um requerimento para que a Comissão de Educação da Câmara realize audiência pública para discutir a expulsão da aluna Geisy Arruda da Uniban, em São Bernardo do Campo, por usar um vestido curto na universidade. A decisão da universidade foi divulgada no fim de semana, em um comunicado pago publicado em jornais de São Paulo.

A estudante teve que sair escoltada pela polícia após ser insultada dentro da universidade por causa do vestido que usava no dia 22 de outubro. As imagens da confusão foram gravadas por universitários e postadas no site YouTube no mesmo dia. A Uniban informou ter decidido expulsar Geisy "em razão do flagrante desrespeito aos princípios éticos da dignidade acadêmica e à moralidade".

Para o deputado Ivan Valente, transformar a vítima em ré é uma atitude inadmissível da direção da Uniban e uma prática constante para justificar casos de violência contra a mulher.

"As cenas de fúria e delírio coletivo constatadas nos corredores da universidade beiram o fascismo que não pode ser tolerado sob nenhuma hipótese. O fato expõe a face perversa de um sistema de ensino que, nos últimos anos, vem insistindo num modelo tecnocrata, extremamente competitivo e individualista", afirmou o parlamentar, segundo nota divulgada pelo Psol de São Paulo.

Serão convidados para a audiência pública em Brasília a Secretária de Ensino Superior do Ministério da Educação, Maria Paula Dallari Bucci; a Ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire; a reitoria da Uniban; e a antropóloga e professora da Universidade de Brasília, Débora Diniz.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade