PUBLICIDADE

Política

Deputado gaúcho renuncia ao vivo em programa de rádio

Diógenes Basegio, do PDT, leu carta de renúncia na tarde desta sexta-feira

20 nov 2015 - 19h56
(atualizado às 19h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Um fato inusitado marcou o cenário político gaúcho na tarde desta sexta-feira (20): a renúncia, ao vivo, do deputado Diógenes Basegio, do PDT. O parlamentar leu sua carta de renúncia durante o programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba. Acusado de pelo menos três crimes diferentes contra a administração pública, o deputado ainda não encaminhou formalmente o pedido à Assembleia Legislativa, mas já antecipou que o procedimento será feito na segunda-feira (23).

Diógenes Basegio, que é médico, garantiu que vai retornar aos trabalhos na área da saúde. Fazendo duras críticas à imprensa (as suspeitas sobre sua conduta vieram após reportagem investigativa do repórter Giovani Grizzoti) o parlamentar afirmou que "renuncia em respeito a trajetória pessoal e profissional e seus meus familiares". Basegio e seus ex-assessores são acusados de enriquecimento ilícito, lesão aos bens do Estado e perda patrimonial à Assembleia Legislativa.

Diógenes Basegio, do PDT, leu carta de renúncia durante programa de rádio
Diógenes Basegio, do PDT, leu carta de renúncia durante programa de rádio
Foto: Assembleia Legislativa / Divulgação

O caso vem repercutindo na Assembleia gaúcha desde as primeiras denúncias, vinculadas ainda em outubro. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa já havia rejeitado o pedido de suspensão do deputado, e um novo processo tramitava na Câmara buscando a interrupção do mandato do parlamentar. Caso se confirmasse, este seria o primeiro caso de cassação parlamentar na Assembleia gaúcha.

O Ministério Público estima que os danos ao patrimônio público possam chegar na casa de R$ 2,4 milhões. Na prática, Basegio foi acusado por um ex-assessor de recolher parte dos salários de funcionários e fazer contratações fantasmas. Além disso, pesam denúncias de que o deputado coordenava um esquema que adulterava odômetros de veículos do gabinete, para aumentar o valor dos ressarcimentos. Diogenes Basegio, que cumpria o segundo mandato como deputado, nega todas as acusações.

Com a renúncia, assume a primeira suplente, Juliana Brizola, que já atuava como deputada. Vinicius Ribeiro, segundo suplente da bancada, assume na vaga deixada por Juliana.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade