PUBLICIDADE

Política

Deputado deixa PSDB e diz que saída é "crítica" ao partido

25 abr 2011 - 17h48
(atualizado às 18h29)
Compartilhar
Simone Sartori
Direto de São Paulo

Um dos fundadores do PSDB e na lista dos deputados federais mais votados do partido em 2010, o atual secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, Walter Feldman, afirmou nesta segunda-feira que vai deixar a legenda e que a decisão é uma crítica à atual "configuração partidária" em São Paulo. Para ele, o PSDB estadual "virou um projeto de poder" que utiliza uma "lógica política inadequada e incapaz de fazer oposição". O anúncio do desligamento da legenda tem relação direta com a debandada de seis vereadores tucanos, anunciada na semana passada.

"O PSDB desprezou e foi injusto com seus vereadores. Eu e os vereadores estamos saindo como crítica ao PSDB e espero que a nossa saída sirva para o partido refletir", afirmou Feldman. O deputado federal e secretário municipal negou que seu destino será o novo partido do prefeito Gilberto Kassab, o PSD.

"Não estamos fazendo isso instrumento para entrada em outros partidos. Os vereadores e eu, neste momento, pensamos apenas em fazer um questionamento político de como o partido nos constrangeu, nos amputou, e definiu que nossa atuação não era possível. O próximo passo será decidido em outro momento, não agora", disse ele. Feldman, que esta semana deixa o comando da pasta da Secretaria Municipal de Esportes, se refere à suposta falta de espaço de parlamentares e demais políticos tucanos no processo de escolha do novo diretório municipal do PSDB.

O deputado, que ainda não fez um comunicado oficial sobre sua saída à direção do partido, espera que o seu desligamento seja objeto de reflexão no partido. "É o desvio que precisa ser recuperado. Eu ainda acredito no PSDB e espero que o nosso sacrifício, de saída da nossa história, contribua para o que o PSDB reflita. O Brasil precisa de um PSDB renovado, mas o PSDB de São Paulo nos excluiu da ação política ao retirar os vereadores e se contradizer em seu projeto parlamentarista", disparou.

Na próxima quarta-feira, dois dias depois do anúncio de sua saída, Walter Feldman embarca para Londres, onde acompanhará os preparativos da capital inglesa para os Jogos Olímpicos de 2012. O deputado foi nomeado secretário especial da Comissão de Procedimentos Administrativos pelo prefeito Gilberto Kassab.

Bancada tucana

O anúncio da saída de seis vereadores do PSDB de São Paulo, que ainda não foi feita formalmente, reduziu a bancada do PSDB na Câmara Municipal de 13 para sete vereadores. Os conflitos internos começaram após o início do processo de escolha do novo diretório municipal do PSDB. Um grupo de cinco vereadores anunciou a decisão de deixar o partido. Na semana passada, o vereador Souza Santos também engrossou a lista.

Adolfo Quintas foi apontado como o sétimo tucano a deixar a legenda, mas, até o momento, o vereador, que está licenciado da Câmara Municipal e estava em viagem fora do País, ainda não se manifestou. "Se ele decidir (sair), vai ser uma pena, mas nós vamos brigar muito para segurá-lo", disse o presidente do diretório municipal do PSDB, o secretário estadual de Gestão Pública, Julio Semeghini, que confirmou o convite feito a Quintas para ocupar o cargo de secretário do partido no munícipio. Semeghini prometeu realizar ainda esta semana a reunião da Executiva municipal.

Nos bastidores, ventila-se que o PSD seria o destino dos seis parlamentares, mas, dissidentes, como o vereador Gilberto Natalini, negam a migração para o novo partido de Kassab. Diante da revoada, o presidente do diretório municipal reafirmou que os mandatos dos vereadores que deixarem o PSDB serão reivindicados na Justiça, seja o destino o PSD ou para qualquer outro partido.

"Se eles saírem do PSDB nós vamos pleitear os mandatos para que os cargos de vereador sejam nossos. Eles se elegeram com 20 e pouco, 30 e pouco, 40 e pouco mil votos, e precisava de mais de 100 e tantos mil votos. Eles se elegeram com a legenda do 45 e é essa legenda em São Paulo que elege tantos vereadores assim. O partido, por isso, vai querer buscar de volta os seus mandatos", afirmou Semeghini.

Projeto pessoal move saída de vereadores, diz tucano:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade