PUBLICIDADE

Política

Deputado anuncia que deixará PT e irá para novo partido de Marina Silva

Domingos Dutra alegou desconforto em relação à aliança do PT com o PMDB, em decorrência da rivalidade com o grupo de Sarney

15 fev 2013 - 15h55
(atualizado às 15h57)
Compartilhar
Exibir comentários

O deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) anunciou nesta sexta-feira, em discurso no plenário da Câmara, que pretende se desfiliar do PT para integrar o futuro partido de Marina Silva. Segundo o deputado, a migração é motivada pelo desconforto em relação à aliança de seu partido com o PMDB, cuja principal liderança no Maranhão é o senador José Sarney (AP), adversário histórico dos petistas no Estado.

De acordo com a assessoria de Domingos Dutra, o deputado pretende entrar no novo partido de Marina Silva tão logo a legenda seja aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo estimativa de Dutra, isso deve ocorrer possivelmente em setembro, após a conclusão de todos os trâmites legais para a criação do novo partido.

Neste sábado, um evento em Brasília deve marcar o lançamento oficial do novo partido de Marina Silva, que deve iniciar a coleta de assinaturas favoráveis à criação da legenda ainda neste mês. De acordo com a legislação, um partido só pode ser registrado na Justiça Eleitoral se for comprovado o apoio do número de eleitores correspondente a 0,5% dos votos válidos dados na última eleição para a Câmara dos Deputados, o que corresponderia a cerca de 491 mil eleitores.

Segundo a assessoria de Dutra, o deputado só poderia rever a decisão de ingressar no partido de Marina caso o PT do Maranhão rompesse com o PMDB de Sarney. Apesar da possibilidade de manter-se na legenda, Dutra considera essa hipótese remota diante das alianças nacionais entre os partidos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade