PUBLICIDADE

Política

Deputada que deu carona a manifestantes pode ser indiciada

22 jul 2014 - 17h10
(atualizado às 17h12)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ativista pediu asilo no consulado uruguaio no Rio de Janeiro</p>
Ativista pediu asilo no consulado uruguaio no Rio de Janeiro
Foto: André Naddeo / Terra

A deputada estadual do Rio de Janeiro Janira Rocha (Psol) pode ser indiciada por favorecimento pessoal por ter dado uma carona aos ativistas Eloísa Samy, David Paixão e Camila Nascimento, acusados de atos violentos e considerados foragidos pela Polícia Civil. A carona foi dada na saída do consulado do Uruguai na capital fluminense até São Conrado, na zona sul, depois que o grupo teve o pedido de asilo negado pelo país vizinho.

"Ontem eu estive com a Eloísa Samy no consulado e lá, após o governo uruguaio dizer que nao faria a concessão do asilo e de pedir a eles que saíssem de lá, eu saí com eles pela porta da frente", afirmou a deputada em ato na Ordem dos Advogados do Brasil nesta terça-feira. "Eu fui lá, prestar apoio e solidariedade, porque acho que é esse o papel de um parlamentar comprometido com a luta do povo", disse.

Em nota, a Polícia Civil afirmou que a 10ª DP (Botafogo) confeccionou um registro de ocorrência para "dar ciência à Presidência da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e ao Tribunal de Justiça sobre o crime de favorecimento pessoal (Artigo 348 do Código Penal) que teria sido cometido pela parlamentar". A corregedoria da Alerj enviou um ofício à deputada para que ela esclareça os fatos.

A deputada se defendeu também das acusações de que utilizou um carro da assembleia para dar carona ao grupo. "O carro da Alerj pertence ao povo, eu sou uma parlamentar, e a Constituição diz que tenho prerrogativas para exercer a minha ação política e eu vou fazer isso até o final", disse.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade