PUBLICIDADE

Política

Deputada que aparece em vídeo se diz "perplexa" com acusação

30 nov 2009 - 15h43
(atualizado às 15h54)
Compartilhar
Laryssa Borges
Direto de Brasília

A deputada Eurides Brito, líder do governo na Câmara Legislativa do Distrito Federal, afirmou nesta segunda-feira estar "perplexa" com as acusações de ter participação no suposto esquema de pagamento de parlamentares governistas da base aliada. Em nota à imprensa, a deputada disse precisar dar explicações a seus eleitores e condenou uma eventual antecipação do embate político de 2010.

"Aumentou a minha indignação pela deturpação de como está sendo conduzida a amostra clandestina de nossos contatos sem estarem acompanhadas das devidas explicações do que se conversava", disse a deputada, sem apresentar explicações para o vídeo que a registra recebendo maços de dinheiro e os colocando em uma bolsa.

Único governador do DEM no Brasil, Arruda aparece em um vídeo, durante as investigações feitas pela Polícia Federal (PF), recebendo maços de dinheiro. As imagens foram gravadas pelo então secretário de Relações Institucionais da gestão do político democrata, Durval Barbosa. Réu em 37 processos, Barbosa denunciou o esquema por conta da delação premiada, acordo feito com a Justiça para diminuição de pena em uma eventual condenação judicial.

O suposto esquema de pagamento de propina, sobre o qual vídeos foram divulgados neste fim de semana, é resultado das investigações da operação Caixa de Pandora, da PF. O esquema de desvio de recursos públicos envolveria empresas de tecnologia para o pagamento a deputados da base aliada.

Entre as diversas gravações, imagens mostram o presidente da Câmara Legislativa, Leonardo Prudente, acompanhado do deputado Júnior Brunelli (PSC) e do próprio Durval Barbosa fazendo uma oração pelas "bênçãos" alcançadas.

A partir dos vídeos divulgados, a polícia investiga, além de parlamentares da base aliada, a participação de empresários de Brasília, como José Celso Gontijo, dono da construtura JC Gontijo, que aparece em imagens entregando pacotes de dinheiro a Barbosa.

"Em razão do noticiado pela imprensa, sobre as denúncias do senhor Durval Barbosa, que envolvem também a minha pessoa, quero informar aos meus eleitores e amigos sobre a minha perplexidade com a acusação do referido senhor. Aos que me conhecem e sabem meu modo íntegro na vida pública, quero tranquilizá-los dizendo que voltarei com detalhes logo que tiver contato com o processo inteiro", afirmou Eurides Brito.

"De onde vem a minha tranquilidade? Vem do Senhor. O embate político de 2010 começou cedo e veio da forma mais repugnante possível. 'Entrega o teu caminho ao Senhor e Ele tudo fará'. Esta foi, é e sempre será a conduta de minha vida", disse a deputada em nota.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade