PUBLICIDADE

Política

Depoimento de Valério sobre Lula será investigado, diz Gurgel

29 jan 2013 - 13h51
(atualizado às 13h51)
Compartilhar
Exibir comentários
O procurador-geral da República Roberto Gurgel afirmou nesta terça-feira que vai enviar nos próximos dias ao Ministério Público Federal de primeiro grau as informações prestadas pelo empresário Marcos Valério nas quais afirma que teria pago despesas pessoais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 
 
A declaração contrasta com informações da própria Procuradoria-Geral da República que negou, no fim do ano passado, que Gurgel tivesse tomado qualquer decisão sobre o caso. Durante depoimento prestado em setembro de 2012, Valério também teria dito que Lula autorizou empréstimos dos bancos Rural e BMG para o PT, com o objetivo de viabilizar o esquema. 
 
“Estou apenas concluindo a análise para que possa efetivamente verificar se não há qualquer pessoa com prerrogativa de foro envolvida e, em não havendo, como o ex-presidente já não detém essa prerrogativa de foro, a hipótese será de envio à procuradoria da República em primeiro grau”, disse Gurgel, acrescentando que não deve encaminhar nenhuma orientação ao procurador da República que irá analisar as suspeitas contra Lula levantas por Marcos Valério. 
 
“Não cabe porque o procurador-geral da República já não detém atribuição para oficiar nesses autos. Então, qualquer juízo que eu fizesse seria indevido e até uma interferência indébita na atuação do colega”, justificou.
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade