PUBLICIDADE

Política

Danny Glover diz que Lula é “herói” e critica terceirização

Ator e ativista norte-americano participa nesta semana do 9º Congresso dos Metalúrgicos da CUT, em Guarulhos

14 abr 2015 - 20h54
(atualizado em 15/4/2015 às 00h55)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Glover manifestou sua solidariedade aos trabalhadores brasileiros e se posicionou contra o projeto de lei 4330, que regulamenta a terceirização</p>
Glover manifestou sua solidariedade aos trabalhadores brasileiros e se posicionou contra o projeto de lei 4330, que regulamenta a terceirização
Foto: Roberto Parizotti / CUT

O ator e ativista norte-americano Danny Glover participou nesta terça-feira da cerimônia de abertura do 9º Congresso Nacional dos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em Guarulhos (Grande São Paulo). Amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Glover não poupou elogios ao petista, que estava no evento.

“Estou muitíssimo honrado de estar aqui com meu herói, a quem já conhecia muito antes de chegar a presidente, muito antes de chegar aonde chegou, o nosso querido presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, disse Glover em um breve discurso, recebendo aplausos da plateia.

Siga o Terra Notícias no Twitter

O ator, famoso por suas participações nos filmes Máquina Mortífera e Ensaio Sobre a Cegueira, este último dirigido pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles, manifestou apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) no pleito de 2014. Na ocasião, ele postou em sua conta no Twitter a seguinte mensagem: “Brazil is the largest country in fighting poverty & in the past 12 years has set an example for humanity” (o Brasil é o maior País do mundo em combate à miséria e nesses 12 anos deu um exemplo para a humanidade, em tradução livre).

Glover, que é casado com a escritora e ativista brasileira Eliane Cavalleiro, foi um dos palestrantes do seminário internacional “Impactos do Racismo no Mundo do Trabalho”, que integra o congresso da CUT e foi realizado na manhã desta terça.

“O tema da igualdade racial é muito especial para mim, e eu fiquei muito honrado em participar da palestra de hoje. A Organização das Nações Unidas declararam esta a década na igualdade racial, e nós temos que estar sempre presentes com este tema para poder curar as cicatrizes do nosso povo”, afirmou.

Terceirização

Em meio à discussão a respeito do projeto de lei (PL) 4330 no Brasil, que permite a terceirização de todos os setores de uma empresa, Danny Glover posou para uma foto na qual segura um cartaz onde se lê “STOP PL 4330”, manifestando sua rejeição à proposta.

PT apresenta manifesto para enfrentar crise política:

O texto-base do projeto foi aprovado no último dia 8 na Câmara dos Deputados (324 votos a favor, 137 contra e 2 abstenções) – na ocasião, PT, PCdoB e PSOL orientaram seus parlamentares e votar contra a proposta. A discussão foi retomada nesta terça-feira no plenário, com a aprovação de um texto que impede a terceirização de atividades-fim em empresas estatais, e a votação de outras mudanças será retomada amanhã. Depois, o PL segue para aprovação no Senado e ainda terá que passar pela sanção ou veto da presidente Dilma.

Atualmente, apenas atividades secundárias, chamadas atividades-meio, podem ser terceirizadas – é o caso, por exemplo, de serviços de limpeza e segurança –, e o PL 4330 libera também a terceirização das atividades-fim. A proposta é duramente criticada pelas centrais sindicais, que afirmam que a terceirização promove a precarização do trabalho, bem como o achatamento dos salários. Os empresários, por outro lado, argumentam que a regulamentação da terceirização é necessária para aumentar a competitividade. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade