PUBLICIDADE

Política

Cunha e Chinaglia espalham cartazes em quadras de deputados

Deputados elegem novo presidente da Câmara amanhã; quatro candidatos disputam o posto

31 jan 2015 - 12h32
(atualizado às 12h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Faixa de Eduardo Cunha foi colocada na quadra 302 norte, onde há nove blocos de apartamentos funcionais de deputados
Faixa de Eduardo Cunha foi colocada na quadra 302 norte, onde há nove blocos de apartamentos funcionais de deputados
Foto: Fernando Diniz / Terra

Em Brasília, o clima da disputa à presidência da Câmara não ficou restrito às dependências do Congresso Nacional. As campanhas dos dois principais candidatos, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Arlindo Chinaglia (PT-SP), espalharam cartazes, cavaletes e faixas nas quadras onde moram deputados na capital federal.

Na quadra 302 norte, onde há nove blocos de apartamentos funcionais de deputados, uma faixa com a foto de Eduardo Cunha foi estendida entre duas árvores. Cavaletes dos dois candidatos foram colocados perto da entrada das quadras e próximo ao acesso das garagens dos prédios. O mesmo foi feito na 202 norte, que conta com quatro blocos de apartamentos funcionais.

O sucessor de Henrique Alves (PMDB-RN) à presidência da Câmara será escolhido amanhã depois de uma intensa semana de articulações políticas no Congresso. Desafeto do Palácio do Planalto, o líder do PMDB, Eduardo Cunha, é o favorito para vencer a disputa, mas o voto secreto torna a eleição imprevisível.

Apesar das adesões oficiais, a tendência é que as traições definam a eleição. Cunha conta formalmente com o apoio do PTB, DEM, PRB, SD e PSC, o que levaria a uma soma de 161 votos. Peemedebistas, no entanto, acreditam ter cerca de 330 votos, o suficiente para uma vitória no primeiro turno.

Cartazes do petista Arlindo Chinaglia também foram espalhados em quadras de Brasília
Cartazes do petista Arlindo Chinaglia também foram espalhados em quadras de Brasília
Foto: Fernando Diniz / Terra

Chinaglia ganhou a adesão do PSD, PDT, PCdoB e Pros, cujas bancadas somam 147 deputados. Júlio Delgado tem o apoio do PSDB, PPS e PV, o que totalizaria 106 votos. Chico Alencar, candidato do Psol, tem o apoio da bancada de seu partido, composta por cinco deputados.

Deputados de diferentes partidos têm contabilizado dissidências em suas bancadas. Mesmo petistas não tem encontrado unanimidade no apoio a seu candidato. O presidente do PSDB, Aécio Neves, precisou ir a público ontem marcar posição em apoio a Júlio Delgado para contornar o assédio aos deputados de seu partido.

A eleição para presidente da Câmara começa às 18h de domingo, depois da posse dos novos deputados. Para vencer no primeiro turno, o candidato precisa da maioria absoluta dos votos. Caso contrário, a eleição parte para o segundo turno, que acontece em seguida. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade