PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Política

Cuba mostra "atualização" socialista ao Grupo de Trabalho do Foro em SP

26 abr 2013 - 15h49
Compartilhar

O Grupo de Trabalho do Foro de São Paulo realizará uma reunião em Havana, entre os dias 29 e 30 de abril, na qual Cuba mostrará os detalhes de seu processo de "atualização" socialista, informou nesta sexta-feira o jornal oficial "Granma".

"Vamos tentar fazer com que todos os que participarem do Fórum, se atualizem sobre a situação em nosso país", afirmou ao "Granma" o chefe do Departamento de Relações Internacionais do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba (PCC), José Ramón Balaguer.

O funcionário disse que será uma oportunidade para mostrar aos partidos de esquerda e movimentos que integram o fórum a aplicação das "Orientações da Política Econômica e Social do Partido e a Revolução", como é denominado na ilha o plano de ajustes econômicos que é impulsionado pelo Governo de Raúl Castro.

Essas reformas incluem, entre outras medidas, a ampliação do trabalho privado sob a premissa de não renunciar ao socialismo, o recorte das vários modelos públicos, assim como mais autonomia à gestão das empresas estatais e a eliminação de subsídios sociais desnecessários.

O PCC também apresentará aos presentes um documento intitulado "Necessidade da unidade da esquerda na América Latina e no Caribe", que convoca um trabalho em conjunto para "sustentar e apoiar os diferentes processos revolucionários e progressistas" da região.

Nesse sentido, Balaguer considerou que os partidos de esquerda devem se "unir" para de "influenciar na realidade de cada uma de suas nações, inclusive dentro do sistema, que é o notável dos processos que acontencendo" na América Latina.

"Todas os nossos países ainda são extremamente vulneráveis à agressividade dos Estados Unidos e às manobras da burguesia, como demonstram o golpe de Estado em Honduras, o parlamentar no Paraguai e as tentativas desestabilizadoras na Venezuela após as eleições", sustentou.

O Foro de São Paulo, que realiza um encontro anual, voltará a se reunir no Brasil em meados deste ano.

Seu Grupo de trabalho realiza duas reuniões anuais. A primeira de 2013 aconteceu no México e a segunda será realizada em Havana, que em 2006 já acolheu um encontro desse tipo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade