PUBLICIDADE

Cuba inaugura fórum por equilíbrio mundial com prêmio a Frei Betto

28 jan 2013 - 19h13
(atualizado às 19h28)
Compartilhar
Exibir comentários

A III Conferência Internacional 'Pelo Equilíbrio do Mundo', dedicada à figura do herói cubano José Martí, foi inaugurada nesta segunda-feira em Havana com a entrega do prêmio da Unesco que leva seu nome ao teólogo brasileiro Frei Betto. A reunião tem entre seus convidados os ex-presidentes do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), da República Dominicana Leonel Fernández (1996-2000/2004-2012) e da Guatemala Álvaro Colom (2008-2012), o titular do Senado da França, Jean-Pierre Bel, e o Prêmio Nobel da Paz, o argentino Adolfo Pérez Esquivel.

A diretora-geral-adjunta da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Pilar Álvarez Lazo, ressaltou que o Prêmio Internacional José Martí, criado em 1994, foi concedido a Betto em reconhecimento de "sua atividade particularmente meritória pela unidade e integração dos países da América Latina e do Caribe e a preservação de sua identidade, de suas diversas tradições culturais e valores históricos". Pilar afirmou que Frei Betto, 68 anos, foi eleito "em virtude de sua obra intelectual e sua prática social a favor das mais nobres causas no mundo, que coincide com o ideário profundamente humanista e justiceiro" de José Martí (1853-1895).

O frade dominicano-brasileiro considerou "uma honra" receber esse prêmio em Cuba, que não se tratou de "um mérito pessoal", mas mérito das "pessoas com as quais trabalhou há 50 anos".

A Conferência, que será realizada até a próxima quarta-feira, é organizada pelo Escritório do Programa Martiano e a Sociedade Cultural José Martí de Cuba, com o apoio da Unesco, da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, e outras instituições cubanas e estrangeiras. A programação da reunião conta com conferências, trabalho em comissões e em plenário, um Fórum Juvenil, o simpósio 'A Unesco por uma Cultura da Natureza', uma oficina sobre heróis e pensadores da América, uma mesa-redonda intitulada 'Em Defesa da Humanidade', e um colóquio sobre bioética e desenvolvimento.

O ex-presidente dominicano Leonel Fernández iniciou o ciclo de conferências magistrais com o tema 'Técnicas dos golpes de mercado', no qual abordou a crise econômica mundial. Fernández reconheceu "o impacto" desta crise na estabilidade política de países industrializados da Europa, nos Estados Unidos e no Japão, onde foram geradas situações de "ingovernabilidade democrática, algo visto como impossível, impensado no século passado".

Os debates farão referência aos problemas relacionados com a geopolítica, a crise econômica, o meio ambiente, as novas tecnologias e o desenvolvimento sustentável, entre outras temáticas.

Segundo os organizadores, entre os 600 delegados estrangeiros, também se encontram reitores de universidades, sociólogos e especialistas em política externa da Argentina, México, Estados Unidos, Canadá, Itália Espanha, Uruguai, Venezuela, Porto Rico, Panamá, Guatemala, El Salvador, Alemanha, Bélgica, Holanda, Suécia, Coreia do Sul, Irã, Paquistão, Israel e Síria.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade