PUBLICIDADE

Política

Cristina Kirchner não irá à posse de Dilma por razões pessoais

30 dez 2010 - 12h15
(atualizado às 13h13)
Compartilhar

A chefe de Estado argentina, Cristina Kirchner, não assistirá à cerimônia de posse da presidente eleita brasileira, Dilma Rousseff, no próximo dia 1º, em Brasília, por motivos pessoais, informou nesta quinta-feira o chanceler Héctor Timerman.

"É um ano complicado (para Cristina Kirchner). É a primeira festa (de fim de ano) que ela passa sem o companheiro", disse Timerman, em alusão ao ex-marido da presidente, o ex-chefe de Estado argentino, Néstor Kirchner, falecido em 27 de outubro aos 60 anos, vítima de um ataque cardíaco. "Está tudo conversado com o Brasil, e não há nenhum problema. Não façamos um tema político quando se trata de outra coisa", disse o chanceler em declarações à rádio América.

Timerman ratificou que as expectativas geradas pela chegada de Dilma ao governo brasileiro, o principal parceiro comercial da Argentina, "são muito boas porque pressupõem a continuidade das políticas de Lula", padrinho político da futura presidente. O chanceler encabeçará a delegação argentina presente a Brasília no sábado, e ele tem prevista, para o domingo, uma reunião com o novo ministro brasileiro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, no primeiro encontro bilateral da nova gestão, informou a chancelaria.

A decisão de Cristina Kirchner de não assistir à cerimônia de posse de Dilma Rousseff foi anunciada na segunda-feira passada pelo porta-voz da presidência, Alfredo Scoccimarro. A presidente argentina deve passar o fim de ano na companhia dos filhos e de familiares próximos em sua residência de Río Gallegos, capital da província de Santa Cruz, na Patagônia, terra natal de seu marido e onde o casal iniciou sua carreira política.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade