PUBLICIDADE

Política

Criptografia do Brasil é de 'altíssimo nível', diz ministro

Titular do Gabinete de Segurança Institucional garantiu que a comunicação estratégica no País é segura

16 jul 2013 - 14h50
(atualizado às 14h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Em meio às revelações de que a inteligência americana teria espionado e-mails e telefonemas de brasileiros, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), José Elito, garantiu que a comunicação estratégica no País é segura. A pasta comandada por Elito é responsável pelas questões de inteligência no governo federal.

"Todo sistema transmitido aqui, temos um trabalho de criptografia de altíssimo nível. Os ministérios da Defesa e da Justiça usam esse sistema e temos uma prevenção bastante grande. Todo esse sistema está protegido por criptografia, isso dá uma segurança bastante grande", afirmou o ministro.

Na semana passada, o ministro da Defesa, Celso Amorim, havia admitido durante audiência pública no Congresso que o Brasil vive uma situação de vulnerabilidade em relação à segurança e proteção de dados, comunicações e outras informações que circulam no País. As denúncias de que os Estados Unidos, por meio da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), teria espionado milhões de e-mails e telefonemas de brasileiros, vem movimentando o governo.

Além da instalação de um grupo técnico para analisar as denúncias, a Polícia Federal (PF) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foram incumbidas de investigar a suspeita de os contratos entre as empresas de telefonias brasileiras e estrangeiras para verificar se alguma cláusula facilita a quebra de sigilo telefônico dos usuários.

No plano político, o caso rendeu declarações assertivas da presidente Dilma Rousseff e ações diplomáticas junto a foros internacionais por parte do Ministério das Relações Exteriores.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade