PUBLICIDADE

Política

Criciúma e mais 3 cidades de SC escolhem novos prefeitos neste domingo

3 mar 2013 - 07h23
(atualizado às 07h27)
Compartilhar
Exibir comentários

As eleições suplementares vão movimentar 160 mil eleitores em quatro municípios de Santa Catarina neste final de semana: Criciúma, Tangará, Campo Erê e Balneário Rincão. Em todos os casos, os vencedores dos pleitos foram enquadrados na Lei da Ficha Limpa e tiveram a candidatura indeferida. Como haviam conquistado mais de 50% dos votos válidos, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou novas eleições.

Apenas em Criciúma, localizada a 190 quilômetros de Florianópolis, são 140 mil eleitores que deverão votar mais uma vez. Em outubro, Clésio Salvaro (PSDB) acabou reeleito com vitória expressiva: 76% dos votos. O tucano foi impugnado com base em um processo pelo qual havia sido condenado em 2008, por abuso do poder econômico e propaganda irregular em meios de comunicação.

Salvaro foi punido com três anos de inegibilidade, mas com a chegada da Lei da Ficha Limpa, sua pena chegou aos oito anos. O caso gerou muita polêmica e foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF). A conquista da prefeitura de Criciúma, uma das cidades mais prósperas do sul do Estado, atraiu a atenção de várias lideranças políticas do Estado.

Para a nova eleição, seis candidatos disputam o cargo. Salvaro lançou o seu vice, Márcio Búrigo (PP), e o principal adversário, o PMDB, lançou o deputado federal Ronaldo Benedet. Américo Faria (DEM), Cíntia Teixeira (PSTU), Fábio Brezola (PT) e Rodrigo Maciel (PCB) completam o quadro de candidatos neste segundo pleito. 

Envio de dados pelo celular

Um dos destaques das eleições suplementares deste domingo é um teste que a Justiça Eleitoral catarinense fará no sistema de apuração. O projeto "Apuração Ágil" prevê que a apuração seja realizada quase que instantaneamente. Um aparelho de telefone celular será conectado à urna e um aplicativo transmitirá os dados para o TRE catarinense.

O projeto piloto funcionará em apenas um local de votação, no Colégio São Bento, no centro da cidade. Em Balneário Rincão, também serão executados testes de transmissão dos dados da urna, com o uso de notebooks. A intenção é ampliar o uso da tecnologia em outras eleições. 

Eleições suplementares 

Neste domingo, os eleitores de nove municípios, em quatro Estados, voltam às urnas para eleger os prefeitos e vice-prefeitos das seguintes cidades: Eugênio de Castro e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul; Sidrolândia e Bonito, no Mato Grosso do Sul; Camamu, na Bahia; e Balneário Rincão, Campo Erê, Criciúma e Tangará, em Santa Catarina. Esses municípios ainda estão sendo administrados interinamente pelos presidentes das câmaras de vereadores.

Nessas cidades, as eleições foram anuladas porque os candidatos que concorreram, em 2012, com registro de candidatura rejeitado obtiveram mais de 50% dos votos válidos. Assim, os votos recebidos por eles foram anulados pela Justiça Eleitoral, ficando os candidatos impedidos de serem diplomados e empossados. As eleições ocorrem das 8h às 17h, no horário local de cada cidade.

A eleição de 2012 foi a primeira com plena aplicação da Lei da Ficha Limpa. Aprovada em 2010, a legislação endureceu as regras para que um político possa se candidatar.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade