PUBLICIDADE

Política

CPI do MST: 76 parlamentares da base assinam requerimento

20 out 2009 - 18h52
(atualizado em 21/10/2009 às 00h35)
Compartilhar
Marina Mello
Direto de Brasília

Setenta e seis parlamentares da base aliada do governo Lula assinaram o requerimento para criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito(CPMI) do Movimento dos Trabalhadores Ruais Sem Terra (MST) -protocolado nesta terça-feira pela oposição na Secretaria da Mesa do Congresso. Das 185 assinaturas de deputados, 117 são de partidos da oposição e 68 são de legendas governistas. Já dos 35 senadores que assinaram o requerimento, oito são de partidos que formam a base.

Entre senadores governistas que assinaram o documento, sete são do PMDB e um, do PR. Completam a lista 12 nomes do DEM, 12 do PSDB e três do PTB. Na Câmara, são 49 nomes do DEM, 55 do PSDB, 13 do PPS, 22 do PMDB, 16 do PR, 14 do PP, 2 do PDT, 1 do PHS, 1 do PRB, 4 do PSC, 4 do PTB, 1 do PTC, 2 do PV e 1 do PTdoB.

A CPI pretende investigar, entre outros pontos, o repasse de recursos de organizações não governamentais ao MST. Para que a comissão seja criada, são necessárias as assinaturas de pelo menos 171 deputados e de 27 senadores até a 0h de quinta-feira. Amanhã, o requerimento deve ser lido em sessão do Congresso. Esta é a segunda tentativa de instalação da comissão. Na primeira, a base conseguiu retirar nomes de parlamentares suficientes para invalidar o requerimento.

O deputado Dr. Rosinha (PT-PR), que deve comandar um movimento de retirada de assinaturas, afirmou que o fato de mais de 70 parlamentares governistas estarem na lista vai facilitar e muito o processo de retirada de assinaturas. "Quanto mais parlamentares da base assinarem, mais possibilita a retirada. A única questão é o tempo que é muito curto. Da outra vez tivemos uma semana, agora temos que trabalhar num ritmo acelerado", disse.

Com informações da Agência Brasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade