PUBLICIDADE

Política

CPI da Petrobras: oposição pede convocação de Cunha e Renan

Presidentes do Legislativo são investigados pelo STF por envolvimento no esquema de corrupção da estatal

9 mar 2015 - 14h18
(atualizado às 16h21)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Eduardo Cunha se colocou a disposição da CPI</p>
Eduardo Cunha se colocou a disposição da CPI
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

A deputada Eliziane Gama (PPS-MA) protocolou nesta segunda-feira (9), na CPI da Petrobras, pedidos de convocação dos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), alvos de inquéritos autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da Operação Lava Jato.

A deputada apresentou ainda, segundo sua assessoria, requerimentos de convocação aos outros nomes que também serão investigados a partir da autorização concedida pelo ministro do STF Teori Zavascki, na última sexta-feira. Os requerimentos ainda precisam ser submetidos a voto na comissão.

O ministro Zavascki, relator do caso no Supremo, autorizou a abertura de 21 inquéritos para investigar 49 pessoas, sendo 47 políticos com ou sem mandato e outros dois supostos envolvidos.

O envolvimento de parlamentares em esquema de corrupção na Petrobras é apurado pela Justiça com base nos depoimentos de delação premiada do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef.

As denúncias de corrupção na empresa motivaram a criação neste ano da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara, que tem a primeira oitiva prevista para terça-feira, ocasião em que deputados pretendem ouvir o ex-gerente da estatal Pedro Barusco, que também fechou acordo de delação premiada com a Justiça.

Antes mesmo da confirmação oficial de que seu nome figurava na lista de investigados, o presidente da Câmara se colocou à disposição da CPI para prestar esclarecimentos.

Nesta segunda-feira, Cunha reiterou que refuta as acusações de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras e afirmou que apresentará explicações para todas as denúncias.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade