PUBLICIDADE

CPI do Cachoeira

CPI votará convocações de Gurgel e jornalistas da Editora Abril

7 ago 2012 - 15h46
(atualizado às 22h04)
Compartilhar

O presidente da Comissão Parlamentar Inquérito (CPMI) mista do Cachoeira, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), garantiu ao colega Fernando Collor (PTB-AL) que colocará em votação os pedidos de convocações do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, do dono da Editora Abril, Roberto Civita, e do jornalista Policarpo Júnior, diretor da Veja em Brasília, na próxima reunião administrativa da comissão.

Cláudio Monteiro, ex-chefe de gabinete de Agnelo Queiroz, se emocionou ao falar na CPI do Cachoeira
Cláudio Monteiro, ex-chefe de gabinete de Agnelo Queiroz, se emocionou ao falar na CPI do Cachoeira
Foto: Leonardo Prado / Agência Câmara

Collor acusou Gurgel de ter chantageado durante dois anos o então senador Demóstenes Torres (GO), um dos principais acusados de envolvimento no esquema do bicheiro Carlinhos Cachoeira, cassado pelo Senado. Segundo ele, Gurgel "segurou" o inquérito da Operação Vegas para poder influenciar Demóstenes. Collor também afirmou que o procurador e a revista Veja davam cobertura ao esquema de Cachoeira.

O jornalista Policarpo Júnior foi apontado como autor de dossiê utilizado na tentativa de chantagem ao juiz federal Alderico Rocha Santos, de Goiânia. O jornalista aparece nas escutas telefônicas feitas pela Polícia Federal.

O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) lembrou a defesa do procurador Roberto Gurgel, afirmando que ele tem sido vítima de insistentes tentativas de intimidação. "Começo a desconfiar de que essa comissão esteja sendo vítima de uma conturbação para não chegar a lugar algum", disse.

Com informações das agências Câmara e Senado

.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade