PUBLICIDADE

Política

Corpo de Alencar será velado no Palácio do Planalto

29 mar 2011 - 17h09
(atualizado às 19h03)
Compartilhar
Laryssa Borges
Direto de Brasília

Em homenagem ao ex-vice-presidente da República, morto nesta terça-feira, o Palácio do Planalto oferecerá seu Salão Nobre para o velório de José Alencar, que será realizado a partir da manhã da próxima quarta-feira. A presidente Dilma Rousseff (PT), que está em Portugal e antecipou seu retorno, será representada no início da homenagem pelo atual vice-presidente, Michel Temer (PMDB).

O governo federal decretou luto oficial de uma semana devido à morte do ex-vice-presidente
O governo federal decretou luto oficial de uma semana devido à morte do ex-vice-presidente
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) oferecido pelo governo federal irá fazer o traslado do corpo de Alencar para Brasília. A aeronave deixará São Paulo por volta das 7h e deverá chegar às 9h15 na Base Aérea de Brasília, onde será recepcionado por Michel Temer. O corpo receberá honras militares e seguirá em cortejo pelas principais ruas de Brasília em um carro do Corpo de Bombeiros.

Da base aérea, o corpo do ex-vice-presidente seguirá em cortejo até o Palácio do Planalto, onde será velado. Ao chegar ao local, o caixão será conduzido pelos Dragões da Independência pela rampa até o Salão Nobre, que fica no primeiro andar do palácio. A visitação pública deve começar às 10h. A segurança do Planalto organizará fila para que as pessoas possam subir a rampa e circundar o caixão do ex-vice-presidente. Haverá ainda um local reservado para autoridades e parentes de Alencar.

O Planalto também estima a chegada da presidente Dilma Rousseff (PT) para o início da noite. Ela deverá retornar de sua viagem a Portugal junto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Todos os ministros cancelaram os compromissos previstos para amanhã.

Alencar enfrentava câncer desde 1997

O empresário mineiro e ex-vice-presidente da República José Alencar morreu às 14h41 desta terça-feira, aos 79 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com nota oficial da instituição, Alencar morreu em decorrência de câncer e falência de múltiplos órgãos. Ele lutava contra a doença desde 1997. Ao todo, foi submetido a 17 cirurgias nos últimos 13 anos.

O ex-vice-presidente foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na segunda-feira, com um quadro de suboclusão intestinal, em "condições críticas". Ele havia recebido alta em 15 de março, após uma internação de mais de um mês na instituição devido a uma peritonite (inflamação da membrana que reveste a cavidade abdominal) por perfuração intestinal.

Alencar nasceu em 17 de outubro de 1931 em um povoado às margens de Muriaé, cidade de 100.063 mil habitantes no interior de Minas Gerais. Ele era casado com Mariza Campos Gomes da Silva, com quem teve três filhos.

Em 1967, em parceria com o empresário e deputado Luiz de Paula Ferreira, fundou, em Montes Claros (MG), a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), hoje um dos maiores grupos industriais têxteis do País. Estabelecido no setor empresarial, candidatou-se para o governo de Minas em 1994 e, em 1998, conquistou uma vaga no Senado Federal por Minas Gerais. Elegeu-se vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, tendo sido reeleito junto com o petista em 2006.

Com informações da Agência Brasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade