PUBLICIDADE

Estados Unidos

Conselheiro: Obama quer Brasil parceiro na área da segurança

16 mar 2011 - 18h29
(atualizado em 17/3/2011 às 15h22)
Compartilhar
Ligia Hougland
Direto de Washington

O enfoque do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em visita ao Brasil no próximo final de semana, será engajar a presidente Dilma Rousseff para definir melhor como os dois países podem atuar como parceiros e aumentar a segurança dos cidadãos americanos e brasileiros, assim como a segurança mundial, segundo afirmou nesta quarta-feira Dan Restrepo, conselheiro sênior do governo americano para assuntos da América Latina. Ele disse que a Casa Branca vê a visita ao Brasil como uma oportunidade de aprofundar o relacionamento bilateral entre os dois países.

Segundo Washington, outros tópicos que serão discutidos com os líderes latino-americanos - Obama também visitará o Chile e El Salvador - incluem a colaboração e a solidificação de parcerias tendo vista a segurança da região e global, intercâmbio de tecnologias, energia renovável, investimento em capital humano e inclusão social e resposta a desastres.

O conselheiro de Barack Obama disse ainda que o governo dos EUA reconhece as oportunidades econômicas que o comércio com a China oferece à região e que isso, ao gerar mais receita para os países latino-americanos, representa uma vantagem para os EUA, que podem vender mais equipamentos aos latinos.

O novo papel do Brasil como participante de peso no cenário da política internacional será também debatido com a presidente Dilma. "Sem dúvida o presidente Obama e a presidente Dilma vão discutir sobre a possibilidade de o Brasil ser membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. Entendemos as aspirações do Brasil", afirmou.

O avião presidencial decolará rumo à Brasília na sexta-feira, saindo da base Andrews da força aérea americana. Após reuniões com Dilma e empresários, o presidente americano parte para o Rio de Janeiro no sábado à noite, onde ficará até segunda-feira. Depois do Brasil, Obama visitará o Chile e El Salvador.

No Rio de Janeiro, no domingo, Obama visitará o Cristo Redentor e uma favela carioca ocupada por uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Na Cidade de Deus, já foram distribuídos milhares de panfletos sobre a visita do presidente americano à comunidade. À tarde, ele fará um discurso ao público no Centro do Rio.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade