PUBLICIDADE

Política

Congresso conclui preparativos para a posse de Dilma

31 dez 2010 - 15h43
(atualizado às 15h52)
Compartilhar

Os preparativos para a posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, e seu vice, Michel Temer, no Congresso Nacional, no sábado, estavam praticamente concluídos, na tarde desta sexta-feira. Apenas alguns detalhes eram revisados para evitar que haja qualquer falha no protocolo. "Estou percorrendo os corredores, indo a todos os setores para verificar os últimos detalhes para a cerimônia", disse a secretária geral do Senado e responsável pela solenidade, Cláudia Lyra.

Pelo cronograma montado, a presidente eleita e o seu vice serão empossados em cerimônia que começa às 14h30, no plenário da Câmara dos Deputados. Caberá ao presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB-AP), empossar Dilma e Temer, após o juramento e assinatura do termo de posse no livro dos presidentes da República.

Dois esquemas foram montados para o acesso de Dilma e do vice para a posse. Se estiver chovendo, eles entrarão no prédio do Congresso pela sala da chapelaria, onde encontrarão Sarney e o deputado Marco Maia (PT-RS), presidente da Câmara. Caso não chova, a chegada dos eleitos será pela rampa principal do Congresso e, no início da parte plana da rampa do Congresso, serão recebidos pela dupla.

Sarney e Maia vão conduzir os futuros empossados até o plenário da Câmara, onde já estarão as autoridades estrangeiras, as nacionais e os convidados especiais. Sarney abrirá a sessão e, em seguida, Dilma Rousseff e Michel Temer prestarão o compromisso constitucional "de manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil", com todos os convidados em pé.

Prestado o compromisso, o primeiro secretário da Mesa do Congresso Nacional fará a leitura do termo de posse do presidente e do seu vice. Neste ano, a leitura será feita pelo terceiro secretário do Congresso, deputado Odair Cunha (PT-MG), uma vez que o primeiro secretário, o deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), não estará presente. O termo de posse será, então, assinado pelos eleitos Dilma e Temer. Com isso, o presidente do Congresso declarará empossados Dilma Rousseff no cargo de presidente da República Federativa do Brasil e Michel Temer no cargo de vice-presidente.

Dilma fará seu discurso de posse, onde falará sobre seus principais compromissos no exercício da Presidência em prol do desenvolvimento do Brasil. Encerrada a fala, o senador Sarney fará um breve pronunciamento e encerrará a sessão. A nova presidente e seu vice, acompanhados de Sarney e Marco Maia, seguem para o gabinete da presidência do Senado, onde ficam por alguns minutos.

Em seguida, os quatro vão até a sala da chapelaria ou ao Salão Negro, dependendo do tempo, onde ouvem o Hino Nacional e a salva de 21 tiros de canhões. Dilma e Temer se despedem de Sarney e Maia. A presidente eleita passa em revista as tropas e segue para a cerimônia no Palácio do Planalto, onde receberá a faixa presidencial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para a cobertura da cerimônia no Congresso Nacional foram credenciados 453 jornalistas, entre repórteres e fotógrafos, sendo que 122 vão trabalhar na rampa ou na chapelaria, 254 nos salões Negro e Verde e 77 no plenário da Câmara. Serão usadas 48 câmeras de televisão para o pool que vai gerar as imagens da cerimônia de posse, um helicóptero, além de centenas de pessoal técnico para a transmissão do evento.

Cerca de 400 agentes das policias legislativas da Câmara e do Senado cuidarão da segurança no interior do Congresso. Eles terão o apoio de agentes da Polícia Federal, que cuidarão da segurança das autoridades. A Polícia Militar e as Forças Armadas atuarão nas dependências externas do Congresso Nacional.

A presidente eleita Dilma Rousseff deve desfilar em carro aberto durante cerimônia de posse
A presidente eleita Dilma Rousseff deve desfilar em carro aberto durante cerimônia de posse
Foto: Reuters
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade