PUBLICIDADE

Política

Comissão de Ética cobra explicações de Afif por acúmulo de cargos

Vice-governador de São Paulo foi empossado como ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa

20 mai 2013 - 18h42
(atualizado às 18h44)
Compartilhar
Exibir comentários

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República pediu explicações ao ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, por ocupar o cargo simultaneamente ao seu mandato de vice-governador de São Paulo. Em mais de uma oportunidades, Afif Domingos se disse respaldado legalmente a ocupar as duas funções.

"Mandamos um ofício para ele para que ele explique primeiro se ele renunciou ao vencimento de um dos cargos, se mantém gabinete de vice-governador e, neste caso, se abriu mão das prerrogativas decorrentes desse cargo", disse o presidente do colegiado, Américo Lacombe.

"O que ele faria ou fará se houver vacância desse cargo de governador ou impedimento, se ele assume ou não assume. Nós queremos que ele responda todas essas questões. Depois, então, vamos ver o que a gente faz", acrescentou.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, tem uma viagem marcada para Paris no mês de junho e quem deverá assumir interinamente o governo do estado é Afif. No dia 9 de maio, a presidente Dilma Rousseff empossou Afif Domingos como titular da recém-criada Secretaria da Micro e Pequena Empresa, com status de ministério. A manobra foi uma estratégia da presidente para inserir o PSD no governo federal com vistas à campanha pela reeleição no ano que vem.

A controvérsia se dá não somente por Afif acumular dois cargos, no governo federal e no estadual, mas também por integrar em São Paulo a chapa encabeçada por Alckmin, do PSDB - principal partido de oposição ao PT, de Dilma.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade