PUBLICIDADE

Política

Comissão da Verdade de SP ouvirá família de Rubens Paiva

29 mar 2012 - 18h04
Compartilhar

A Comissão da Verdade de Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) começará suas atividades neste sábado, com a abertura da exposição dos 100 anos do nascimento de Apolônio de Carvalho, ex-guerrilheiro fundador do PT, que foi perseguido e torturado pelos militares durante a ditadura. No dia 9, terão início as oitivas de testemunhas de violações dos direitos humanos da ditadura militar, com o depoimento de familiares do deputado federal cassado Rubens Paiva, desaparecido desde 1971.

Ontem, o presidente da comissão, deputado Adriano Diogo (PT), se reuniu com o presidente da Assembleia, Barros Munhoz (PSDB), para definir o cronograma de atividades. Após a abertura da exposição neste sábado, a Alesp celebrará uma sessão solene na próxima segunda-feira para relembrar a trajetória de Carvalho.

Inicialmente focada no relato de testemunhas, familiares e amigos das vítimas da ditadura em São Paulo, a comissão ouvirá também o fotógrafo Sérgio Vital Tafner Jorge, que testemunhou a farsa montada por policiais para justificar a morte do guerrilheiro Carlos Merighela.

O cronograma também prevê depoimentos sobre os casos de Eduardo Leite Bacuri, do assassinato de um casal ligado à Convergência Socialista em São Carlos, de Luís Hirata, Edgard Aquino Duarte, David Capistrano, Devanir José de Carvalho e Olavo Hansen, além de um empresário que foi assassinado após se negar a contribuir com a "caixinha da tortura" da polícia. "A identidade do empresário será preservada, já que o filho dele é quem vai apresentar o caso na comissão", afirmou o deputado Adriano Diogo.

Por fim, a comissão incluiu na pauta o caso Vladimir Herzog, após a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) abrir oficialmente um processo para investigar as circunstâncias da morte do jornalista, executado por agentes do Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi) de São Paulo, em 25 de outubro de 1975.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade