PUBLICIDADE

Política

Com apoio parcial de 7 partidos, Luiz Henrique diz que se eleito não será oposição a governo

30 jan 2015 - 18h11
Compartilhar

O senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) disse nesta sexta-feira que se for eleito para a presidência do Senado não terá uma postura de oposição ao governo, num movimento que busca atrair senadores de partidos aliados para sua candidatura à revelia do PMDB.

Segundo o senador, a primeira reunião que terá se for eleito será com a presidente Dilma Rousseff. "Direi à presidente que minha presidência não é de subserviente e nem antagônica", disse a jornalistas.

Luiz Henrique se apresentou ao lado de senadores de sete partidos, cinco deles (DEM, PPS, PSDB, PSB e PSOL) que fazem oposição ao governo no Senado. Os outros dois senadores eram do PDT e do PP. Os pedetistas reuniram a bancada e a comissão executiva do partido mais cedo e fecharam apoio formal ao peemedebista no Senado.

O PMDB reúne sua bancada nesta sexta-feira e a expectativa é que formalize a candidatura à reeleição do presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), que conta com a simpatia do governo.

O senador Luiz Henrique espera que a bancada desista da indicação de Renan ao ver que tem o apoio de vários partidos, inclusive aliados. Isso, no entanto, é difícil que ocorra, principalmente levando em conta as articulações do senador alagoano e de ministros do governo nos últimos dias.

Em carta apresentada à bancada, o senador conta sua trajetória política e seu compromisso com o partido para pedir que apoio dos demais colegas.

Aos 74 anos, o catarinense afirmou ter recebido apoio pluripartidário "expressivo e incontestável", o que mostra plena confiança. "Faremos do Senado e do Congresso Nacional os protagonistas decisivos das reformas política e econômica, há tanto adiadas", disse na carta.

(Reportagem de Jeferson Ribeiro)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade