PUBLICIDADE

Política

Collor está entre os 25 agraciados com a Medalha Ulysses Guimarães

29 out 2013 - 07h27
(atualizado às 07h27)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A Constituição Federal completou 25 anos. No dia 5 de outubro de 1985, o presidente da Assembleia Constituinte, Ulysses Guimarães, declarava promulgado o texto que se tornou um marco da reabertura política após o fim da ditadura militar</p>
A Constituição Federal completou 25 anos. No dia 5 de outubro de 1985, o presidente da Assembleia Constituinte, Ulysses Guimarães, declarava promulgado o texto que se tornou um marco da reabertura política após o fim da ditadura militar
Foto: Arquivo / Agência Brasil

O Senado Federal faz nesta terça-feira sessão especial em homenagem aos 25 anos da Constituição, promulgada em 5 de outubro de 1988. O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) preside, a partir das 11h, a sessão, que deve contar com a presença de quatro ex-presidentes da República - os senadores José Sarney (PMDB-AP) e Fernando Collor (PTB-AL), Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Lula (PT) -, além da presidente Dilma Rousseff. Na cerimônia, serão condecorados com a Medalha Ulysses Guimarães, além dos ex-presidentes, todos os atuais senadores que participaram da Assembleia Nacional Constituinte.

Curiosamente, Ulysses fora derrotado por Collor na eleição presidencial de 1989 e o voto do deputado foi crucial na aprovação do impeachment. Porém, Ulysses morreu em 12 de outubro de 1992, na queda de um helicóptero sobre o mar, sem chegar a ver a renúncia e a cassação do presidente, que ocorreria em dezembro do mesmo ano.

Ao anunciar a sessão especial, Renan se referiu à Constituição de 1988 como "a mais longeva Constituição democrática brasileira". A criação da Medalha Ulysses Guimarães foi aprovada pelo Senado no último mês de agosto. A medalha leva o nome do presidente da Assembleia Nacional Constituinte e vai marcar o transcurso dos 25 anos da promulgação da Constituição, sendo concedida a pessoas ou empresas que se destacarem na promoção da cidadania e do fortalecimento das instituições democráticas. A criação da medalha é fruto de um projeto do senador Vital do Rêgo (PMDB-PI).

Também serão homenageados o relator-geral da Constituinte, o ex-senador Bernardo Cabral; a cantora Fafá de Belém, representando os artistas que mobilizaram o povo pela convocação da Constituinte; o jornalista Rubem Azevedo Lima, representando a imprensa; e o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que, embora não tivesse mandato à época, atuou na defesa de emendas de iniciativa popular.

Confira a lista completa de agraciados

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade