PUBLICIDADE

Política

CNT/Sensus: 69,2% acreditam que Dilma terá governo ótimo ou bom

29 dez 2010 - 16h10
(atualizado às 16h37)
Compartilhar
Laryssa Borges
Direto de Brasília

Pesquisa do Instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), apontou nesta quarta-feira que 69,2% dos brasileiros acreditam que a presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), terá um governo "ótimo" ou "bom". A expectativa pela próxima gestão é projetada como "ótima" por 27,7% dos entrevistados, ao passo que outros 41,5% consideram que a petista sucessora de Lula terá um governo "bom".

Enquanto Lula apresenta aprovação recorde, pesquisa aponta que 69,2% acreditam no governo da sucessora, Dilma Rousseff
Enquanto Lula apresenta aprovação recorde, pesquisa aponta que 69,2% acreditam no governo da sucessora, Dilma Rousseff
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Do total de pessoas que responderam ao levantamento, 6,4% acreditam que Dilma fará um governo negativo. Dos que responderam à pesquisa, 17,6% apontaram como potencialmente "regular" o próximo governo federal.

Ungida como candidata governista na corrida pelo Palácio do Planalto, Dilma Rousseff representa a continuidade da gestão lulista para 65,0% dos entrevistados. Do ponto de vista econômico, 43,7% dos entrevistados consideram que o Brasil, nos quatro anos do governo da ex-ministra da Casa Civil, "vai desenvolver muito", ao passo que 39,8% acreditam que "vai desenvolver um pouco".

Quando medido o caráter social do próximo governo federal, 43% disseram que o Brasil avançará muito neste quesito. Outros 39,8% estimam que vai desenvolver apenas "um pouco" neste critério.

Sobre a escolha dos futuros ministros, 27,5% dos entrevistados acreditam que o primeiro escalão do governo Dilma foi indicação do presidente Lula. Outros 24,8% atribuem à presidente eleita a escolha de sua equipe de governo e 18% dizem que foram os partidos da coligação aliada os responsáveis pela apresentação dos nomes do ministeriado. Sobre a qualidade dos futuros membros do governo, 24,2% não souberam mensurar. Outros 45,5%, no entanto, apontaram as escolhas como positivas.

A pesquisa CNT/Sensus ouviu 2 mil pessoas entre os dias 23 e 27 de dezembro. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais.

Lula deixa Presidência com aprovação recorde

Prestes a deixar o governo após oito anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrou aprovação pessoal recorde de 87%, segundo a pesquisa CNT/Sensus. O patamar atingido pelo mandatário petista é a maior também comparada com o governo do tucano Fernando Henrique Cardoso.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade